QUESTÃO 10
O crítico João Luiz Lafetá escreveu sobre a consciência crítica dos autores modernistas da segunda fase. Para ele, “Sobrepondo-se ao otimismo anarquista da primeira fase do Modernismo, a pré-consciência do subdesenvolvimento introduz um elemento de tensão entre o projeto estético e o projeto ideológico da literatura brasileira dos anos 30 ” (LAFETÁ, 2000, p. 2).
LAFETÁ, João Luiz. A crítica e o Modernismo. São Paulo: Duas Cidades, 2000.
Esse projeto ideológico de que fala o crítico pode ser verificado:
Alternativas
Alternativa 1:
Nos poemas de Oswald de Andrade, nos quais o verso livre e branco e a linguagem coloquial são valorizados.
Alternativa 2:
Nos poemas de Cecília Meirelles, em que a espiritualidade é exposta por meio de uma poesia musical e ritmada.
Alternativa 3:
Nos poemas de Carlos Drummond de Andrade, em que a espiritualidade é exposta por meio de uma poesia musical e ritmada.
Alternativa 4:
Nos poemas de Gregório de Matos que foi um exímio representante do regionalismo brasileiro e crítico ferrenho a estrangeirismos.
Alternativa 5:
Nos romances regionalistas, nos quais, sobretudo, o Nordeste brasileiro é espaço de tensão, em que a fome e a miséria sociais são destacadas.
Soluções para a tarefa
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1
Resposta:
Alternativa 5
Explicação:
Pg. 140
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