QUESTÃO 10 A pele possui uma capacidade de selecionar substâncias que adentrarão nela, isso culmina em uma barreira natural, todavia, a indústria farmacêutica atua desenvolvendo ativos mais tecnológicos a fim de aumentar a absorção dos produtos tópicos. Adapitado de: LIMA, S.G.P; COUTO, V.F. Dermatologia e Disfunções da Pele. Maringá: UniCesumar, 2020. Sobre a permeabilidade cutânea, avalie as alternativas como verdadeiras (V) ou falsas (7): 1. Uma pele oleosa possui mais lipídeos, como nossas células possuem em sua membrana celular uma bicamada lipídica, logo ela absorve melhor os ativos. II. Na via transepidérmica, o ativo penetra entre ou através das células. Na via intercelular o produto passa por dentro dos corneócitos, já na via intracelular,o ativo passa ao redor destes. III. O ácido mandélico, utilizado para clarear a pele, possui um peso molecular de 152 g/mol, já o ácido glicólico (com potencial rejuvenescedor) possui 76 g/mol. Considerando a permeabilidade, o ácido glicólico possui maior penetração na pele em relação ao ácido mandélico. As afirmações I, II e III são, respectivamente: Alternativas
Soluções para a tarefa
Resposta:
A resposta É: FFV
Explicação:
I. Uma pele oleosa possui mais lipídeos, como nossas células possuem em sua membrana celular uma bicamada lipídica, logo ela absorve melhor os ativos.
JUSTIFICATIVA DO POR QUE É FALSO.... Absorve de forma lentificada, não melhor.
II. Na via transepidérmica, o ativo penetra entre ou através das células. Na via intercelular o produto passa por dentro dos corneócitos, já na via intracelular,o ativo passa ao redor destes.
JUSTIFICATIVA POR QUE É FALSO... Vide Livro Introdução ao Estudo de Dermatologia e disfunções da Pele, pág. 30 "As vias de penetração são de três formas:
1. Via transepidérmica: penetração lenta, mas considerável pela extensão da pele. Penetração
intercelular (entre as células) e penetração intracelular (através das células).
2. Via transfolicular ou transanexial: a penetração ocorre através do aparelho pilossebáceo (óstios).
3. Glândulas sudoríparas (poros)."
III. O ácido mandélico, utilizado para clarear a pele, possui um peso molecular de 152 g/mol, já o ácido glicólico (com potencial rejuvenescedor) possui 76 g/mol. Considerando a permeabilidade, o ácido glicólico possui maior penetração na pele em relação ao ácido mandélico.
JUSTIFICATIVA POR QUE É VERDADEIRO: Quanto menor o peso molecular maior é a penetração na pele, vide pág. 31 do mesmo livro aonde trás: 2. Fatores Cosmetológicos / Físico-Químicos
a) Quanto à substância ativa:
• Massa molecular (quanto menor o peso molecular, maior permeabilidade).