Questão 1
Quando a esquadra de Pedro Álvares Cabral nessas terras aportou, encontrou uma população há séculos estabelecida que vivia a partir de uma economia de subsistência, isto é, retiravam da natureza apenas os meios necessários a seu sustento. Que meios eram esses? Você acredita que a economia sofreu um impacto muito forte com a chegada dos portugueses?
Questão 2
A grande missão dos jesuítas junto aos índios no Brasil foi o de convertê-los em cristãos e súditos do rei. Que estratégias foram usadas para alcançá-la e, em sua opinião, esta "catequização" influenciou diretamente a vida dos indígenas?
Na sua opinião.
Questão 3
A reforma educacional inicia-se com a expulsão dos jesuítas de Portugal e, por consequência, de suas colônias, e aconteceu em dois momentos distintos. Descreva estes momentos e se esta reforma foi positiva ou não para o Brasil Colônia.
l
Soluções para a tarefa
Questão 1- Os índios retiravam da natureza os alimentos necessários para sobreviver, eles pescavam, colhiam frutos da natureza. Com certeza a forma de economia dos nativos foi impactada com a chegada dos portugueses.
Questão 2- Os jesuítas realizavam as missões jesuítas. Essas missões consistiam em ajuntar um numero de índios para catequiza-los. Os jesuítas modificaram totalmente a vida dos povos indígenas, visto que não aceitavam praticamente nada do estilo destes povos.
Questão 3- A primeira reforma de Pombal foi em Portugal, com a criação de varias academias e incentivos relacionados à instrução pública. A segunda reforma foi em 1760, quando ele expulsou os jesuítas de Portugal e também das colônias.
A expulsão dos jesuítas foi prejudicial para a educação brasileira. Os colégios jesuítas eram a única a forma de instrução que existia na colônia e o governo português não realizou imediatamente as reformas,na colônia, como ocorreu em Portugal. A colônia ficou muito tempo sem colégios.