Biologia, perguntado por nilsondj, 5 meses atrás

QUESTÃO 1 Podemos utilizar várias técnicas laboratoriais para a identificação dos microrganismos. Existe uma que possibilita identificar as bactérias através da reação dos anticorpos fornecidos frente aos micro-organismos. Assinale a alternativa que corresponde a técnica descrita. Alternativas Alternativa 1: Fingerprint de DNA Alternativa 2: Chips de DNA Alternativa 3: Southern blotting Alternativa 4: PCR Alternativa 5: ELISA

Soluções para a tarefa

Respondido por contatocarollinioliv
13

Resposta:

Alternativa 5: ELISA

Explicação:

Fingerprint de DNA: Impressão digital genética, ou genetic fingerprint do inglês, é a característica do DNA que permite diferenciar cada indivíduo, relacionado ou não, a partir de uma amostra qualquer que contenha material genético.

É através de técnicas que utilizam deste princípio que são feitos os testes de paternidade por DNA.

Chips de DNA: Microarranjo de DNA ou Chip de DNA é uma coleção de pontos microscópicos, usualmente preenchidos com DNA, que contém sondas para determinadas moléculas-alvo produzindo resultados quantitativos, como expressão gênica.

Existem duas grandes aplicações para a tecnologia de chips de DNA: 1) identificação de sequências (gene/mutação de gene) e 2) determinação do nível de expressão (abundância) de genes.

Southern blotting: é uma técnica de biologia molecular utilizada para conferir se uma determinada sequência de DNA encontra-se ou não presente em uma amostra de DNA analisada. Pode ser usado para detectar a identidade, o tamanho e a abundância do DNA em uma mostra.

PCR: A proteína C-reativa, também conhecida por PCR, é uma proteína produzida pelo fígado que, geralmente, está aumentada quando existe algum tipo de processo inflamatório ou infeccioso acontecendo no corpo, sendo um dos primeiros indicadores a estar alterado no exame de sangue nessas situações.

Essa proteína é muito utilizada para avaliar a possibilidade de existir alguma infecção ou processo inflamatório não visível, como apendicite, aterosclerose ou suspeita de infecções virais e bacterianas, por exemplo. No entanto, a PCR também pode ser usada para avaliar o risco que uma pessoa tem de desenvolver doenças cardiovasculares, já que, quanto mais alta, maior o risco deste tipo de doenças.

Elisa: O ELISA (Enzyme Linked Immuno Sorbent Assay) é um teste sorológico imunoenzimático cuja metodologia se baseia em reações antígeno-anticorpo detectáveis através de reações enzimáticas. Existem vários modelos de ELISA, e eles envolvem testes usando anticorpos como reagentes.

O teste de ELISA é responsável pela detecção de diferentes doenças infecciosas, uma vez que a maioria dos agentes patológicos leva à produção de imunoglobulinas. Também pode ser utilizado no diagnóstico de doenças auto-imunes ou alergias. Este método de diagnóstico é o de eleição para a detecção do vírus HIV.


nilsondj: exatamente esta correta
Respondido por kpn11
11

(5) O teste sorológico ELISA de diagnóstico laboratorial é baseado nas reações antígeno-anticorpo. Existem vários tipos de teste ELISA, mas todos possuem o mesmo mecanismo utilizando enzimas como marcadores de reagentes.

O teste pode indicar a presença de anticorpos específicos contra vírus, bactérias, parasitos (deduzindo que o individuo entrou em contato com o agente anteriormente), assim como a presença dos próprios antígenos. O método consiste em aplicar o antígeno na placa ELISA (contendo diversos poços) e sem seguida aplicar o soro, contendo ou não anticorpos contra o antígeno. Caso haja reação, acontecerá a ligação antígeno-anticorpo e o poço onde foi feito o teste receberá uma coloração específica dependendo do substrato utilizado.

Para saber mais, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/24993219

Anexos:
Perguntas interessantes