QUESTÃO 1 - Para Platão, o que havia de verdadeiro em Parmênides era que o objeto de conhecimento é um objeto de razão e não de sensação, e era preciso estabelecer uma relação entre objeto racional e objeto sensível ou material que privilegiasse o primeiro em detrimento do segundo. Lenta, mas irresistivelmente, a Doutrina das Ideias formava-se em sua mente. (ZINGANO, M. Platão e Aristóteles: o fascínio da filosofia. São Paulo: Odysseus, 2012). O texto faz referência à relação entre razão e sensação, um aspecto essencial da Doutrina das Ideias de Platão (427346 a.C.). De acordo com o texto, como Platão se situa diante dessa: *
a) Estabelecendo um abismo intransponível entre as duas.
b) Privilegiando os sentidos e subordinando o conhecimento a eles.
c) Atendo-se à posição de Parmênides de que razão e sensação são inseparáveis.
d) Afirmando que a razão é capaz de gerar conhecimento, mas a sensação não.
e) Rejeitando a posição de Parmênides de que a sensação é superior à razão.
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A resposta é a D, está é uma questão de ENEM. Bons estudos
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Resposta:
Alternativa D
Explicação:
A marca principal da Doutrina ou Teoria das Ideias de Platão é a razão como fonte do conhecimento verdadeiro. O filósofo divide o mundo em dois:
- O mundo das ideias ou mundo inteligível - é o mundo verdadeiro, eterno e imutável, onde habitam as ideias, ou seja, a essência das coisas, que só pode ser alcançado através do intelecto (da razão).
- O mundo dos sentidos ou mundo sensível - é o mundo do erro, do engano, onde as coisas mudam e sofrem a ação do tempo. É o mundo em que vivemos e interagimos com as coisas através de nossos sentidos. Esse mundo é uma imitação do mundo das ideias.
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