Questão 1
O que se convencionou chamar de Neoliberalismo é uma prática político-econômica baseada nas idéias dos pensadores monetaristas (representados principalmente por Milton Friedman, dos EUA, e Friedrich August Von Hayek, da Grã Bretanha). Após a crise do petróleo de 1973, eles começaram a defender a ideia de que o governo já não podia mais manter os pesados investimentos que haviam realizado após a II Guerra Mundial, pois agora tinham déficits públicos, balanças comerciais negativas e inflação. Defendiam, portanto, uma redução da ação do Estado na economia.
Dentre as características decorrentes da aplicação das idéias neoliberais não podemos identificar:
Escolha uma:
a. Desterritorialização de atividades na busca por condições mais competitivas, tais como a redução de gastos com o pagamento de salários aos trabalhadores.
b. Adoção de reengenharia de produção, visando à competitividade.
c. Redução do papel do Estado na economia e o incremento das privatizações.
d. Estabelecimento de políticas sociais de amparo ao trabalhador.
Questão 2
Texto da questão
“Antes de procurar saber qual é o método que convém ao estudo dos fatos sociais, é preciso determinar quais são esses fatos. Não sou obrigado a falar a língua de meu país e nem usar as moedas legais, mas é impossível agir de outro modo. Se tentasse escapar a essa necessidade, minha tentativa seria um completo fracasso. Se eu for um industrial, nada me proíbe de utilizar equipamentos e técnicas do século XIX, mas se fizer isso, com certeza vou me arruinar, pois não poderei competir com os que usam tecnologia mais moderna. Temos aqui, portanto, certos fatos que apresentam características especiais. Estas consistem em maneiras de agir, pensar e sentir exteriores ao indivíduo e dotadas de um poder coercitivo em virtude do qual se impõem como obrigação. Logicamente, tais fatos, não poderiam ser confundidos com fenômenos orgânicos, pois consistem em representações e ações; nem com os fenômenos psíquicos, pois esses só existem na mente dos indivíduos e devido a elas. Constituem, portanto, uma espécie diferente de fatos, que devem ser classificados como fatos sociais”. (Adaptado de Émile Durkheim. In: As regras do método sociológico. 6ª. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1971)
A leitura do texto acima permite afirmar que são características do fato social:
Escolha uma:
a. Particularidade, baixa freqüência e não abrangência social.
b. Particularidade, interioridade, não coercitividade.
c. Abrangência social, particularidade e coercitividade.
d. Generalidade, exterioridade, coercitividade.
Soluções para a tarefa
Respondido por
22
1- B
2- D generalidade, exterioridade, coercitividade
2- D generalidade, exterioridade, coercitividade
Perguntas interessantes