ENEM, perguntado por felipe855053, 6 meses atrás

QUESTÃO 1
O café foi e continua sendo um dos mais importantes produtos agrícolas, gerando riquezas e divisas para os estados e para o nosso e país. Sabemos que o produto café tem uma grande função social, pois apresenta grandes fatores com seu papel no mercado, sendo visto como grande fonte geradora de emprego e caracterização de mão de obra nas propriedades rurais. No passado, o Brasil não se preocupava em obter um produto de qualidade, ou seja, um produto mais competitivo e com maior valor agregado. Contudo, os grandes países competidores já se preocupavam em obter um produto com uma qualidade diferenciada, sendo este o principal fator para ganhar mercado que automaticamente tornou-se um produto com qualidade mais exigente. Portanto um dos fatores primordiais da perda de mercado do café brasileiro, em relação ao mercado exterior, foi a falta de um padrão determinado de qualidade. Depois de uma longa crise, a cafeicultura nacional se reorganizou e os produtores, industriais e exportadores voltaram a alimentar esperanças de um futuro melhor. A busca pela região ideal para a cultura do café se estendeu por todo o país, se firmando hoje em regiões do estado de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Espírito Santo, Bahia e Rondônia. O café continua hoje a ser um dos produtos mais importantes para o Brasil e é, sem dúvida,"o mais brasileiro de todos. Hoje, o país é o primeiro produtor e o segundo consumidor mundial do produto: FILHO, E. S.; ZULIANI, D. B. Cadeias Produtivas do Café e de Produtos Orgânicos. Maringá: Unicesumar, 2012. Reimpresso em 2019. Esta evolução, no aumento de quantidade e qualidade do café brasileiro, foi auxiliada pela possibilidade de produzir diferentes tipos de café no Brasil, que possuem características diferentes. Sobre este tema, descreva as características e diferenças do COFFEA CANEPHORA E COFFEA ARABICA.​

Soluções para a tarefa

Respondido por lr9601502
1

Resposta:

O café foi o principal produto de exportação da economia brasileira durante o século XIX e o início do século XX, garantindo as divisas necessárias à sustentação do Império do Brasil e também da República Velha.

As raízes do café no Brasil foram plantadas no século XVIII, quando as mudas da planta foram cultivadas pela primeira vez, que se tem notícia, por Francisco de Melo Palheta, em 1727, no Pará. A partir daí, o café foi difundido timidamente no litoral brasileiro, rumo ao sul, até chegar à região do Rio de Janeiro, por volta de 1760.

Perguntas interessantes