Biologia, perguntado por douglaslopes949, 10 meses atrás

como são constituídas as plantas briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.

Soluções para a tarefa

Respondido por annavante
2

Briófitas: são pequenas plantas avasculares que vivem geralmente em ambientes úmidos, formando "tapetes verdes" sobre pedras e troncos de árvores ou nos barrancos. Os musgos e hepáticas (veja figuras a seguir: hepática em detalhe em cima e musgos formando um) são as mais conhecidas desse grupo de plantas que, assim como as pteridófitas, não possuem sementes.

Pteridófitas: são plantas vasculares ou traqueófitas, ou seja, que possuem tecidos condutores e criptógamas pois não possuem sementes. Os exemplos mais conhecidos são as samambaias, avencas e cavalinhas, muito utilizadas como plantas ornamentais. diferem das briófitas principalmente por causa dos tecidos condutores e na alternância das gerações, já que nas pteridófitas o esporófito é a fase dominante e nas briófitas é o gametófito.

Gimnospermas: são plantas terrestres que possuem sementes, mas não produzem frutos.

o nome do grupo deriva das palavras gregas gymmos "nu" e sperma "semente", ou seja, significa semente nua. Isso porque, as sementes das gimnospermas não encontram-se no interior dos frutos, ficando expostas ou nuas. são exemplos de gimnospermas as araucárias, cedros, cicas, ciprestes, pinheiros e sequóias.

as plantas gimnospermas possuem raiz, caule, folhas e sementes. Não existem flores e frutos. Apresentam, ainda, vasos condutores, xilema e floema.

Angiospermas: são plantas complexas que apresentam raiz, caule, folhas, flores, frutos e sementes. elas representam o grupo mais diversificado de plantas, com mais de 250 mil espécies. As angiospermas ocorrem nos mais variados tipos de habitats, desde ambientes aquáticos até áridos. o termo angiosperma deriva do grego angeios, bolsa e sperma, semente.

as angiospermas caracterizam-se pela presença de flores e dos frutos que envolvem a semente.

Perguntas interessantes