QUESTÃO 1
Lipídios e proteínas podem ser utilizados como fonte fornecedora de energia para a realização de trabalho. Logo, na ausência de grandes quantidades de carboidratos disponíveis, alguns tipos celulares podem fazer uso dessas fontes alternativas.
KAMEI, M. C. S. L. Biologia e Bioquímica Humana. Maringá: Unicesumar, 2018.
Sobre a metabolização das proteínas, é correto afirmar que:
Alternativas
Alternativa 1:
As proteínas, antes de qualquer outro passo, sofrem a ação de lipases que irão degradá-la em aminoácidos.
Alternativa 2:
Após sofrer a ação de proteases, os ácidos graxos resultantes da quebra das proteínas são enviados para o interior das mitocôndrias.
Alternativa 3:
Após a quebra das proteínas, os aminoácidos precisam passar por uma etapa de remoção do grupo amina, sendo que este grupo amina será convertido em ureia posteriormente.
Alternativa 4:
Os aminoácidos resultantes da quebra das proteínas serão convertidos em piruvato e, em seguida, sofrerão conversão para lactato nas mitocôndrias das células musculares.
Alternativa 5:
A síntese de ureia a partir do grupo amina dos aminoácidos é uma etapa exclusivamente citosólica, não requerendo a necessidade de nenhuma organela, fato este que explica sua ocorrência em células procariontes.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
A alternativa 3) Após a quebra das proteínas, os aminoácidos precisam passar por uma etapa de remoção do grupo amina, sendo que este grupo amina será convertido em ureia posteriormente.
As proteínas precisam passar pela desaminação, que é um processo onde o grupo amina é retirado, esse processo libera amônia no figado, e essa amônia será convertida em ureia que será excretada na urina.
Esse processo é importante pois nem todos os aminoácidos serão usados como matéria prima, essa quebra permite a utilização da cadeia carbônica como estrutura em outros aminoácidos ou na geração de energia para o organismo.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes
Química,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás