QUESTÃO 1. DESCREVA como era a saúde, as doenças e o tratamento das mesmas no Brasil em meados de 1500.
QUESTÃO 2. O período denominando de Primeira República, compreendido entre 1889 e 1930, foi marcado pelo surgimento das primeiras indústrias e investimento estrangeiro. DISCORRA como era saúde neste período.
QUESTÃO 3. A lei Eloy Chaves, criada em 1923, que estabelece as Caixas de Aposentadoria e Pensões (CAPs), sendo o marco inicial da Previdência Social no Brasil. INDIQUE o que visava a lei referida.
QUESTÃO 4. Em 1932, foram criados os Institutos de Aposentadoria e Pensões (IAPs) buscando ampliar o papel das CAPs. INDIQUE como os IAPs eram organizados e as implicações do vinculo contributivo nos mesmos.
QUESTÃO 5. Em 1966, foi criado o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) com a unificação dos IAPs. IDENTIFIQUE como as pessoas se tornavam beneficiárias do sistema de saúde.
QUESTÃO 6. APONTE a data e a lei da criação do Sistema Único de Saúde (SUS).
Soluções para a tarefa
QUESTÃO 1.No Brasil Colônia (entre os séc. XVI e XIX), o acesso à saúde era precário e inexistente, basicamente sua organização sanitária espelhava a da metrópole (Portugal), sendo majoritariamente de responsabilidade militar, como o cirurgião-mor do Exército de Portugal que supervisionava os serviços de saúde das tropas militares no Brasil e o físico-mor, que por meio das capitanias hereditárias, respondia pelo saneamento e pela profilaxia de doenças epidêmicas no território tupiniquim. Os escravos empregavam a medicina por meio de amuletos, ervas, além do sincretismo religioso e os indígenas à época contavam com a tradicional e milenar oralidade para a transmissão de conhecimentos culturais e sabedorias geracionais acerca de saúde nas medicinas naturais e rituais espirituais, Além da inexorável exploração e ataque aos povos, a invasão dos portugueses no Brasil acarretou o contato inédito com doenças de poderio mortífero a estes povoados nativos, os quais não haviam tido contato com enfermidades ditas “brancas” tais como, febre amarela, peste bubônica, rubéola, varíola, gripes, entre outras, ao longo dos séculos, não tendo, portanto, preparo imunológico para sobreviver a estas doenças.
QUESTÃO 2. Em 1850 a saúde publica estava limitada as juntas municipais e ao controle de navios e saúde dos portos. Entre 1889 e 1930 com a falta de um modelo sanitário a saúde tornou se caótica, caracterizada pelo predomínio de diversas doenças graves, como tuberculose, sífilis, varíola ,febre amarela, entre outras.
QUESTÃO 3. A Lei Eloy Chaves, Decreto Legislativo nº 4.682, de 24/01/1923, foi a primeira norma a instituir no país a previdência social, com a criação das Caixas de Aposentadoria e Pensão (CAP) para os metalúrgicos. Correto (resposta correta / corrida pelo ava).
Sobre a saúde nos tempos mais antigos podemos afirmar que:
1) Quando o Brasil foi colonizado, não haviam políticas públicas voltadas para a saúde e muitos indios faleceram por conta das doenças que os colonizadores trouxeram consigo. Elas eram provocadas por agentes patógenos que o povo indígena nunca havia tido contato, como a catapora, por exemplo.
Medicina durante a colonização
Uma das formas de conseguir atendimento era através de centros médicos ligados as instituições religiosas, porém, através de doações comunitárias, era possível prestar serviço para pessoas sem condições financeiras. Já os nobres da epoca recebiam atendimento privilegiado dos médicos.
2) Durante a República Velha a economia foi desenvolvida através da manutenção na infraestrutura latifundiária e da associação da cafeicultura com os investimentos estrangeiros. Porém, durante as imigrações, ocorreu um grande impacto na saúde pública: o surgimento das epidemias de varíola, febre amarela e peste bubônica.
Campanhas para melhoria da saúde
A partir deste ponto, surgiram campanhas afim de exterminar ratos para melhorar as condições sanitárias e campanhas de vacinação, e ambas causaram revolta na população que não queria se vacinar por falta de informação, achando que a vacina era um problema e não uma solução. Porém, após mobilizações estatais na epoca, a campanha de vacinação foi implementada e, as doenças, controladas.
3) A lei Eloy Chaves é conhecida como a lei que implementou a aposentadoria no Brasil e é considerada o berço da previdência social, ou seja, o sistema cresceu até chegar ao modelo que conhecemos, que beneficia trabalhadores tanto nos setor público quanto no privado graças à esta lei.
4) Os IAPs do Brasil tinham como referência os italianos, tendo sua composição o custeio do governo, empresa e trabalhador.
Como funcionava os IAPs
Cada um deles tinha que contribuir de alguma forma, sendo a empresa, através da folha de pagamento, o governo através de taxas comerciais e os trabalhadores através de descontros salariais. Além dos benefícios de aposentadorias e pensões, os IAPs auxiliavam na saúde da população.
5) O INPS permitiu uma padronização dos institutos já existentes, levando em consideração os benefícios prestados por eles, causando revolta e insatisfação nas pessoas que contribuíam em institutos privados, afinal, com a unificação, as pessoas de classe baixa poderiam usufruir dos benefícios.
Assistência médica na epoca
Graças à revolta, foi deferido que a assistência médica seria um privilégio apenas dos trabalhadores com carteira assinada e seus dependentes. O restante da população permaneceu excluída desses serviços.
6) A lei de criação do SUS é a Nº 8.080, datada em 19/09/1990 consta que a saúde é um direito primordial do ser humano, sendo obrigação do Estado prover as condições indispensáveis ao funcionamento e implementação. Ela regula as ações e serviços de saúde, por todo o território nacional para que toda a população brasileira tenha acesso à eles.
A saúde dos brasileiros na atualidade
As principais epidemias do país que ainda não foram controladas são a hipertensão e diabetes. Existem estruturas de atendimento com auxílio no controle e diagnóstico para ambas através do SUS. A principal causa da diabetes e da hipertensão é a obesidade, que está cada vez mais presente em nossa sociedade.
Atualmente, a maior parte dos brasileiros é dependente do SUS, porém a divulgação de seus serviços é escassa, o que torna nossa população alheia à realidade de saúde, não buscando ajuda profissional.
Espero ter ajudado! Para aprender mais sobre a saúde pública no Brasil acesse https://brainly.com.br/tarefa/47292962
#SPJ2