QUESTÃO 1
Como o gestor público tem o dever legal, este sempre manterá suas atividades baseada em princípios e normas legais. Assim, para o processo de tomada de decisão não será diferente, sempre deverá utilizar de informações contábeis que o muna de subsídios para responder aos seus atos públicos. Com isto, quando o gestor público elabora um projeto com dispêndios financeiros este deverá estar fundamentado em informações que evidenciem a eficiência em sua decisão. Um exemplo, seria um projeto para a construção de um posto de saúde, terá a saída de recursos financeiros, porém em sua contrapartida é ofertado um bem a sociedade com melhorias no atendimento a saúde pública.
CAVASSANI, Bruno Fernando. Contabilidade Pública. Maringá- Pr.: Unicesumar, 2020.
Mediante a contextualização apresentada acima, ressalta-se que:
Alternativas
Alternativa 1:
O Balanço Patrimonial representa a origem
Soluções para a tarefa
Gestores públicos
A alternativa correta sobre balanço econômico e gestor público é a Alternativa 3: O Balanço Econômico é a ferramenta necessária e legal que o gestor público necessita para estabelecer suas diretrizes orçamentárias futuras configuradas pelo Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido, onde o Patrimônio Líquido é representado pelas Receitas e Despesas Orçamentárias e Extraorçamentárias.
Os gestores públicos realizam as operações gerenciais de organizações públicas. Na prática, a gestão pública visa melhorar a qualidade e a eficiência dos serviços prestados por organizações públicas. Os gestores interpretam a política pública de implementação de serviços públicos para atingir os resultados mais desejáveis para os interesses que atendem.
Os gestores públicos podem atuar em duas áreas distintas: a gestão interna e externa de organizações públicas.
Internamente, os gestores públicos devem compreender como gerenciar riscos e mudanças em suas respectivas organizações. Isso exige que eles se mantenham informados sobre as condições sociais que podem afetar a capacidade de suas organizações de funcionar de maneira ideal. Ao reconhecer esses riscos, os gestores podem agir em conformidade, tomando medidas preventivas para diminuir os riscos identificados e preparar seus funcionários para se adaptarem à instabilidade que essas condições adversas possam ter na organização.
Externamente, a gestão pública envolve esforços de liderança para colaborar com grupos privados para apoiar a adoção de políticas públicas. Nessa função, os gestores públicos trabalham com cidadãos privados e outras organizações públicas para manter os programas públicos funcionando sem problemas. Para fazer isso, os gerentes executam tarefas como a coordenação de recursos humanos públicos para auxiliar em projetos específicos ou ajudar certas comunidades a garantir o financiamento necessário para implementar programas públicos.