questão 1 ) Com relação aos cavaleiros medievais, julgue os itens abaixo enquanto certos (C) ou errados (E).
a ) Os filhos de camponeses e artesãos eram obrigados a se tornarem cavaleiros.
b )Esses combatentes deviam lealdade apenas a seu rei, mas não à Igreja.
questão 2 ) Com relação à educação na Idade Média,
a ) Havia escolas exclusivas para meninos e outras exclusivas para meninas.
b ) Aqueles que se tornassem padres e bispos adquiriam altos estudos dentro dos mosteiros.
c ) Muitos escritos de civilizações antigas foram abrigados em bibliotecas acessíveis ao alto clero e à nobreza.
questão 3 ) relação à organização social e produtiva do feudalismo
a ) Os reis se associavam ao poder da Igreja e ela, em troca, os reconhecia como soberanos de determinado feudo.
b ) Os membros de todos os estratos sociais eram tementes a Deus e a moral era regida pelas leis da Igreja.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Questão 1: (UEFS/BA) Em relação ao islamismo, pode-se afirmar:
A - O renascimento cultural do mundo islâmico baseou-se no abandono dos dogmas maometanos e na assimilação completa da cultura e das técnicas ocidentais.
B - A riqueza trazida pelo petróleo tem permitido a unidade entre os países árabes e a melhoria da qualidade de vida de sua população, conseqüência da política redis-tributiva de renda.
C - A coesão religiosa dos muçulmanos possibilitou que o Império Romano do Oriente rechaçasse as invasões bárbaras, tornando o Império Bizantino o centro irradiador do islamismo.
D - O fanatismo religioso e as práticas rituais bárbaras e primitivas, inerentes ao islamismo, contribuíram para impedir uma maior expansão da religião islâmica.
E - Os atentados de 11/09/2001 contribuíram para o ocidente associar genericamente o terrorismo aos árabes islâmicos, demonstrando uma postura egocêntrica e preconceituosa em relação aos muçulmanos.
Questão 2: (UEFS/BA) Depois de passar a tocha que ajudou a iluminar a Era das Trevas na Europa, os árabes entraram num longo e agitado sono, do qual só agora começam a despertar. Desde a Segunda Guerra Mundial, libertos por fim de séculos de domínio estrangeiro, abençoados com os recursos trazidos pelo petróleo e agora aproveitando a tecnologia ocidental, os povos árabes, há tanto tempo divididos, mais uma vez buscam a unidade. Nahda, assim os árabes chamam essa renascença. Até agora não passa de um sentimento, um começo, um espírito que se nota no mundo árabe. “A época dos impérios passou”, comentou certa noite um amigo de Meca. “Mas com certeza iremos, com a permissão de Alá, reflorescer de novo, unificados por nossa religião, cultura e língua.” E contou a história do cético que provocou Maomé sobre a promessa islâmica de ressurreição: “Que poder seria capaz de trazer o homem de volta à vida, depois de transformado em ossos e pó?” “O mesmo que criou o homem a partir da argila”, respondeu imperturbável o Profeta. BELT, 2001, p. 143. A partir da análise do texto e dos conhecimentos sobre a civilização muçulmana, pode-se afirmar:
A - Os países muçulmanos defendem, na atualidade, o restabelecimento do império islâmico e o domínio dos povos cristãos ocidentais.
B - A dominação européia sobre o mundo muçulmano, no contexto da Segunda Guerra Mundial, deveu-se ao apoio desses povos à Alemanha hitlerista.
C - A expansão muçulmana, a partir do século Vlll, estabeleceu grandes avanços técnicos, filosóficos, culturais e científicos na sociedade européia.
D - A Europa só conseguiu superar o obscurantismo medieval, a ignorância e a ausência de produção filosófica e cultural a partir da dominação muçulmana.
E - A unidade religiosa dos muçulmanos possibilitou que, durante a dominação imperialista, suas fronteiras políticas e divisões étnicas e culturais fossem respeitadas pelos europeus.
Explicação: