Ed. Física, perguntado por kaiquejjacomeli, 7 meses atrás

QUESTÃO 1
As atividades ofertadas em uma academia de ginástica podem ser categorizadas em dois tipos: modalidades de exercícios físicos e atividades complementares. Diante das várias atividades encontradas, existem aquelas que, de certa maneira, tornaram-se práticas clássicas nas academias, como por exemplo, a musculação, o treinamento funcional e a avaliação física.
MATSUO, A. R.; IBA, F.L. Atividades de academia. Maringá: Unicesumar, 2020.

Considerando o texto acima e o estudo das modalidades de exercícios físicos na Academia de ginástica, responda as questões abaixo.

1. Os exercícios da musculação envolvem a manipulação de pesos, séries, repetições e pausas. Desta forma, as rotinas de treino na musculação devem ser elaboradas com base em seis princípios: da especificidade, da sobrecarga progressiva, da individualidade, da variabilidade, da manutenção e da reversibilidade. Nesse sentido, descreva sobre cada um desses seis princípios.

2. Nos programas de treinamento funcional, os exercícios procuram envolver o máximo de movimento das várias articulações e a integração entre os grupos musculares de diferentes seguimentos corporais. Nesse contexto, um elemento chave é o Core. Desta forma, descreva o que é o Core, sua importância e quais as suas funções.

3. Com o intuito de oferecer um suporte melhor ao aluno, as academias de ginástica disponibilizam muitas outras atividades, além das práticas físicas, que complementam seus serviços. Um exemplo é a avaliação física, que pode, ou não, conferir um custo adicional ao cliente. Nesse contexto, explique de maneira breve a importância da avaliação física e cite, no mínimo, 4 avalições que devem fazer parte de um protocolo de avaliação.

Soluções para a tarefa

Respondido por 1duzera100
18

Resposta:

1 - Princípio da especificidade - determina que os exercícios devem ser montados sobre os requisitos específicos da performance desportiva para o alcance de resultados.

Princípio da sobrecarga progressiva - determina que o aumento dos estímulos como carga, repetições e séries, devem ocorrer conforme a adaptação do organismo a carga.

Princípio da individualidade - determina que os exercícios devem ser elaborados de acordo com as particularidades e necessidades de cada indivíduo.

Princípio da variabilidade - determina que devem ser utilizadas as mais diversas formas de treinamento para que os atletas tenham um desenvolvimento global mais completo.

Princípio da manutenção - determina que deve-se manter os treinamentos após o resultado alcançado.

Princípio da reversibilidade - determina que os resultados obtidos através dos exercícios realizados comecem a regredir quando o indivíduo interrompe ou não mantém regularidade nas atividades.

2 - O treinamento do Core refere-se ao treinamento da região dos músculos abdominais, da região lombar, pelve e quadril e tem como finalidade manter a estabilidade e fortalecimento dessas regiões, evitando  assim, lesões e facilitando o desenvolvimento das atividades.

3 -  A avaliação física é um procedimento essencial no trabalho do profissional, através dela é possível reunir elementos para fundamentar a sua decisão sobre o método, tipo de exercício e demais procedimentos a serem adotados para a prescrição de exercícios físicos e desportivos.

1. Anamnese

A anamnese é uma entrevista onde o avaliador busca conhecer os:

Hábitos gerais do avaliado;

experiência com atividade física;

cirurgias realizadas;

lesões musculares ou articulares que deixaram alguma sequela;

e fatores emocionais, como estresse e ansiedade.

Tendo assim um perfil mais completo do avaliado, para definir um plano de treinamento personalizado para a realidade dele.

2. Antropometria

A avaliação antropométrica tem como objetivo coletar dados relacionados a composição corporal, como:

Peso;

altura;

IMC (índice de massa corpórea);

percentual de gordura;

e quantidade de massa muscular.

Para isso, utilizamos de alguns testes como:

Bioimpedância

Avaliação rápida do percentual de gordura por meio da passagem de uma corrente eletromagnética pelo corpo do avaliado.

Com ela, conseguimos identificar percentual de gordura geral e segmentar o nível de água existente no organismo.

Dobras cutâneas

Já este é um método tradicional e muito eficaz que nos permite identificar o percentual de gordura e a massa magra.

Ambos os testes são validados através de diversos estudos científicos.

3. Testes funcionais

Os testes funcionais tem o objetivo identificar disfunções e compensações no movimento com o intuito de reduzir os riscos de lesões e buscar um corpo mais equilibrado.

Essas disfunções podem ser geradas por diversos fatores como:

Vícios posturais;

músculos estabilizadores fracos;

músculos com tensão excessiva;

falta de flexibilidade;

entre outros.

Essas disfunções podem gerar e ser a causa de dores em diversas regiões do corpo, região lombar, joelho, quadril, ombro.

4. Avaliação postural

Já a avaliação postural é feita para investigar se o aluno apresenta alguns desvios posturais como:

Lordose;

cifose;

escoliose;

joelhos valgos e varos ou qualquer outra alteração postural.

Essa avaliação é de grande valia principalmente na seleção de exercícios onde através do resultado obtido podemos observar qual região do corpo precisa de uma atenção maior.

Explicação:

Respondido por francielcavalli
1

Resposta:

QUESTÃO 1 (Pág. 27 Poligrafo da Unicesumar atividades de academia)

Princípio da Especificidade: Significa treinar de forma específica para produzir os efeitos específicos desejados.

Princípio da sobrecarga progressiva: É o contínuo aumento da intensidade do treino, ajustado de acordo com a adaptação do músculo ao estímulo dado, por meio do aumento na carga levantada, no número de repetições ou séries realizadas, ou ainda, na diminuição do tempo de descanso entre as séries.

Princípio da individualidade: os programas de treinamento devem ser elaborados respeitando e considerando as necessidades específicas ou os objetivos e habilidades dos indivíduos.

Princípio da variabilidade: A adaptação do corpo, frente ao estímulo produzido pelos programas de treino, geralmente, cria um platô no processo evolutivo, que é quebrado apenas por novos estímulos.

Princípio da manutenção: Ao ser alcançado o objetivo do treinamento, esse pode ser mantido apenas com um programa voltado para a preservação das adaptações.

Princípio da reversibilidade: Quando um o programa de treinamento resistido é interrompido ou não é mantida uma frequência ou intensidade adequada, as adaptações na forca ou na hipertrofia, respectivamente, retornam à condição inicial ou deixam de progredir.

QUESTÃO 2 (Pág. 32 Poligrafo da Unicesumar atividades de academia)

O que é o Core: É um conjunto de grupos musculares que compreende a região central do corpo, abrangendo as costas, o abdômen e a região pélvica.

Importância do Core: A importância do Core reside no fato de que ele oferece movimento e suporte para todas as regiões do corpo, além disso, é onde se localiza o centro de gravidade

Funções do Core:

• Estabilização da cintura escapular, cintura pélvica e coluna durante os movimentos.

• Produz a força para os movimentos do tronco.

• Transfere a energia (força) entre o tronco e os membros.

• Conexão entre membros superiores e inferiores.

• Prevenção de traumas, movimentos compensatórios e lesões de um modo geral.

QUESTÃO 3 (Pág. 38 e 39 Poligrafo da Unicesumar atividades de academia)

Importância da avaliação física: A realização da avaliação física é essencial para uma intervenção segura e de qualidade, pois é por meio dela que são analisados os componentes da aptidão física, determinado o estado de saúde de um indivíduo bem como o programa de exercícios físicos é prescrito e acompanhado.

Quatro avalições:

• Anamnese;

• Medidas antropométricas e da composição corporal;

• Avaliação postural;

• Flexibilidade;

Explicação:

Perguntas interessantes