Questão 1
Analise os aspectos referentes ao conto “Uns braços”, de Machado de Assis e identifique os seguintes elementos:
Narrador
Personagens
Tempo e lugar
Fatos
Feedback
Narrador – onisciente, domina o universo mental das personagens, fornecendo aos leitores indícios da história que vai contar.
Personagens - Inácio, 15 anos, estagiário de Borges; Borges, vive maritalmente com D. Severina e acolhe Inácio, seu estagiário, em sua casa; D. Severina, jovem senhora, companheira de Borges. Interessante seria se houvesse maior detalhamento, relacionando Inácio à superficialidade romântica da paixão distraída e D. Severina à complexidade do realismo, constituindo esse conto num metatexto.
Tempo e lugar – cenário doméstico da família burguesa do século XIX, num domingo: “Passava-se isto na Rua da Lapa, em 1870”.
Fatos – resumo esquemático da narrativa. Quanto à estrutura, deve destacar: Complicação – D. Severina percebe a paixão de Inácio pelos seus braços expostos, gerando um conflito interno.
Questão 2
Identifique na estrutura do texto, os seguintes pontos:
Complicação
Clímax
Desfecho
Feedback
Complicação: Esse encontro foi imaginário para Inácio, por tê-la beijado em sonho, e real para D. Severina, que beijou de fato o rapaz enquanto ele dormia, evidenciando a distância entre os universos dos protagonistas.
Clímax: ocorre num “imenso domingo universal”, quando acontece o beijo, tão sonhado por Inácio, sem que ele perceba.
Desfecho: não há um desfecho conclusivo, ocorre omissão do narrador em relação aos acontecimentos, frustrando a expectativa de um final melodramático.
Soluções para a tarefa
A compilação de um texto pode ser identificada como a palavra ou os termos utilizados pelo autor para promover a introdução do assunto. É o que ocorre em: " D. Severina percebe a paixão de Inácio pelos seus braços expostos, gerando um conflito interno."
O clímax ocorre no momento em que enfim o beijo entre os dois apaixonados, tão esperado, ocorre.
O desfecho não pode ser evidenciado como conclusivo, pela omissão de fatos pelo autor, fazendo com que essa parte seja mais inerente à mente e imaginação do leitor.
1 - No texto I notamos que a estrutura do texto pode ser apresentada através dos termos que promovem e nos introduzem em relação ao assunto, ou seja, a base para o texto está em:
D. Severina percebeu a paixão de Inácio pelos seus braços expostos, gerando um conflito interno.
O Clímax e Desfecho
No texto, a representação do clímax está no beijo entre os dois personagens, que por se tratar de uma história de amor é o verdadeiro ponto alto da história.
O desfecho ocorre de forma simples, a partir do beijo a história se encaminhou para o fim e o autor deixa algumas pontas soltas para que o leitor possa tirar suas próprias conclusões.
Mais sobre a criação poética:
https://brainly.com.br/tarefa/20322450
2 - Aqui a representação do contexto está em:
Por tê-la beijado em sonho, e real para D. Severina, que beijou de fato o rapaz enquanto ele dormia (...)
O clímax ocorre justamente no beijo sonhado, e, um ponto alto é o sonho do personagem.
O desfecho se mantém de forma simples, gerado pelas consequências que o beijo trouxe, neste caso positiva, evidenciando a distância entre os personagens que antes existia e agora se tornou aproximação.
Concluímos que o texto elenca todos os pontos e direciona os personagens para o clímax.
Mais sobre o eu lírico:
https://brainly.com.br/tarefa/4525677