Pedagogia, perguntado por ELIS38, 11 meses atrás

Questão 1
“A medida do rigor, nesse caso, está no entendimento da intradutibilidade do conteúdo da
experiência estética, ou seja, na impossibilidade de aquele algo que se produz no sujeito que
experimenta esteticamente a realidade ser traduzido em alguma linguagem ou forma de
racionalidade conhecida. Por ser intraduzível, a forma de expressão que vai dar concretude
ao conteúdo da experiência estética precisa ser inventada”. (PEREIRA, 2012, p. 193).
No que se refere a experiência estética em arte é correto afirmar:
a. Trata-se de uma especificidade artística, que constitui uma modalidade de expressão
por meio de ações e imitações.
b. Trata-se de uma experiência relacionada à percepção da beleza e a compreensão das
emoções despertadas a partir de uma obra ou experiência.
c. Trata-se de uma especificidade da produção artística, pois está relacionada a
performance, ou seja, ao produto em si.
d. Trata-se de uma experiência relacionada à comparação entre as obras de arte,
classificando-as de modo objetivo como mais ou menos significativas.
e. Trata-se de uma prática artística prioritariamente coletiva, que busca a perfeição e
domínio técnico.
Fonte: PEREIRA, Marcos V. O limiar da experiência estética: contribuições para pensar um
percurso de subjetivação. Pró-Posições, Campinas, v. 23, n. 1 (67), p. 183-195, jan./abr.
2012.
Questão 2
“Defendo, indubitavelmente, a ideia de que a Abordagem Triangular não foi trazida, mas
sistematizada a partir das condições estéticas e culturais da pós-modernidade”. (BARROS,
2016, p. 481).
Com base na citação, podemos observar que a chamada Proposta ou Abordagem Triangular
sistematizada por Ana Mae Barbosa está diretamente relacionada com o modo como a arte
passou a ser vista na pós-modernidade. A abordagem apresenta a produção, a fruição e a
apreciação como eixos. Leia as afirmações apresentadas e assinale a alternativa correta:
I. Na fruição os alunos apreciam de forma significativa uma imagem integrando a
percepção, a imaginação e a compreensão, passando a realizar conexões e formar
ideias, sobre a arte e o universo a ela relacionado.
II. Na produção os alunos apreciam de forma significativa uma imagem integrando a
percepção, a imaginação e a compreensão, passando a realizar conexões e formar
ideias, sobre a arte e o universo a ela relacionado.
III. A produção refere-se à experiência do fazer, ao processo de criação propriamente
dito.
IV. A reflexão está relacionada ao contexto e à construção do conhecimento sobre o
trabalho artístico pessoal.
É correto o que se afirma em:
a) I e II, apenas.
b) II e III, apenas.
c) I, II e III, apenas.
d) I, II e IV, apenas.
e) I, III e IV, apenas.
Fonte: BARROS, Ângelo Roberto Silva. Abordagem Triangular no ensino das artes e
culturas visuais: uma breve revisão. Anais do XXVI CONFAEB – Boa Vista, novembro de
2016.
Questão 3
“Estudar a arte significa começar a estudar pela arte. A incursão sociológica pelo campo
artístico reveste-se sempre de fortes dificuldades, tanto relacionadas com a inteligibilidade
que se pode retirar, por exemplo, das obras de arte, como aos múltiplos eixos de (possível)
análise”. (AGUIAR; BASTOS, 2013, p. 181).
Refletindo sobre a arte, analise as seguintes asserções e a relação propostas entre elas:
I. O valor atribuído a uma obra de arte, independe do contexto em que está inserido,
ou de determinada época.
II. A arte é o reflexo de uma cultura, de um povo, de um artista e, assim sendo,
favorece a percepção de semelhanças e diferenças entre elas, expressas nas
produções artísticas e nas concepções estéticas,
III. Embora a criatividade e os sentimentos estejam presentes nas produções
artísticas, é importante utilizar sempre os mesmos suportes e linguagens.
A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:
a) As asserções I e II são proposições falsas e a asserção III é uma proposição
verdadeira.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a asserção III é uma proposição
falsa.
c) As asserções I e III são proposições falsas e a asserção II é uma proposição
verdadeira.
d) As asserções I e III são proposições verdadeiras e a asserção II é uma proposição
falsa.
e) As asserções I, II e III são proposições verdadeiras que se completam.
Fonte: AGUIAR; João Valente A.; BASTOS, Nádia. Arte como conceito e como imagem. A
redefinição da “arte pela arte”. Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 25, n. 2.

Soluções para a tarefa

Respondido por ana2405a
7

CORRETA RESPOSTA - III, IV e V


robertacarrari: ???
robertacarrari: Alguem tem as respostas?
vivianedossilva: Às respostas dadas acima não bate com que se pede.
vivianedossilva: A respeito das asserções, assinale a correta.
Respondido por Matheusieti
2

Questão 1:

Alternativa C.

A estética esta fundamentalmente ligada ao produto em si.

Por isso, ela inclui obras, autores, preocupações e características de algum movimento, como podemos citar na primeira geração modernista que tinha como características principais e preocupação estética, elementos como:

Questão 2:

Alternativa C.

É importante notar que a reflexão está relacionada ao processo de interpretação e análise do projeto, ou seja, a parte de construção do mesmo, tem relação com a alternativa III.

Questão 3:

III IV e V.

Se faz necessário a atualização sobre os mecanismos da arte assim como o surgimento de outras manifestações artísticas, visto que a cultura da arte está ligada a uma série de passagens que vem constantemente explorando novos horizontes.

Perguntas interessantes