Questão 1
A chamada “Partilha da África” deu-se no fim do século XIX, em um contexto em que as potências nacionalistas europeias tinham expandido os seus domínios pelos continentes asiático e africano. Sobre o processo de “Partilha da África”, é INCORRETO afirmar que:
a) A Conferência de Berlim foi decisiva para organizar os domínios europeus sobre o território africano.
b) A França foi o único país a não estabelecer domínios coloniais em território africano.
c) O Congo passou a ser um território submetido ao domínio particular do rei Leopoldo II, da Bélgica.
d) A “Partilha da África” pode ser enquadrada no fenômeno mais abrangente denominado “Neocolonialismo”.
e) Muitas tribos e etnias africanas diferentes ficaram circunscritas a um mesmo território na ocasião em que o continente africano foi dividido.
Questão 2
A “Partilha da África” suscitou uma grande discussão ideológica e científica que procurava justificar a “inferioridade” dos povos africanos e a “missão civilizatória” que a Europa desempenhava em seu processo de colonização. A corrente ideológica com bases cientificistas que mais se destacou nessa época foi:
a) a microbiologia
b) a antropologia cultural
c) o existencialismo
d) o darwinismo social
e) a sociobiologia
Questão 3
(Puc-Rio) Assinale a alternativa correta a respeito da expansão imperialista na Ásia e na África, na segunda metade do século XIX.
a) Ela derivou da necessidade de substituir os mercados dos novos países americanos, uma vez que a constituição de Estados nacionais foi acompanhada de políticas protecionistas.
b) Ela foi motivada pela busca de novas fontes de matérias-primas e de novos mercados consumidores, fundamentais para a expansão capitalista dos países europeus.
c) Ela foi consequência direta da formação do Segundo Império alemão e da ampliação de suas rivalidades em relação ao governo da França.
d) Ela atendeu, primordialmente, às necessidades da expansão demográfica em diversos países europeus, decorrente de políticas médicas preventivas e programas de saneamento básico.
e) Ela viabilizou a integração econômica mundial, favorecendo a circulação de riquezas, tecnologia e conhecimentos entre povos e regiões envolvidos.
Questão 4
(Mackenzie) Ao término da Primeira Grande Guerra, as potências vencedoras responsabilizaram a Alemanha pela guerra e foi-lhe imposto um tratado punitivo, o Tratado de Versalhes, que teve como consequências:
a) degradação dos ideais liberais e democráticos, agitações políticas de esquerda - como o movimento espartaquista - crise econômica e desemprego.
b) enfraquecimento dos sentimentos nacionais, militarização do Estado Alemão, recuperação econômica e incorporação de Gdansk.
c) anexação das colônias de Togo e Camarões, a afirmação dos ideais liberais e democráticos e a valorização do marco alemão.
d) prosperidade econômica, rearmamento alemão, desmembramento da Alemanha e fortalecimento dos partidos liberais.
e) surgimento da República Democrática Alemã e da República Federal Alemã, fortalecimento do nazismo, militarismo e diminuição do desemprego.
Questão 5
A Primeira Guerra se caracterizou pelo uso de várias tecnologias mortíferas no campo de batalha. Dentre as quais podemos destacar:
a) armas químicas
b) o rifle de repetição
c) os navios de guerra
d) granada de mão
Soluções para a tarefa
Resposta:
1 - b) | 2 - d) | 3 - b) | 4 - a) | 5 - a)
1) A França participou da Partilha da África e foi um dos países que mais tinham territórios no continente africano (alternativa b incorreta).
Estes territórios abrangiam as regiões da Tunísia, Argélia, partes da África ocidental e todo o território de Madagascar. Estas regiões foram colonizadas durante o século XIX, durante o neocolonialismo.
A ruptura com a metrópole francesa só ocorreria a partir de meados do século XX através de movimentos violentos e pacíficos, o que não significa que estes novos países conseguiram alcançar a paz após seus processos de independência.
2) A ideologia que buscava justificar a “inferioridade” dos povos africanos perante ao pensamento europeu ficou conhecida como “darwinismo social” (alternativa d).
Através do “darwinismo social”, as ideias do cientista Charles Darwin foram apropriadas pelas ciências humanas e aplicadas ao desenvolvimento da sociedade.
Através da elaboração do “Darwinismo Social” havia a crença da existência de uma raça superior, que seria a responsável por levar o desenvolvimento às raças inferiores (povos não-europeus). Esta teria não foi feita pelo cientista Charles Darwin, apenas algumas de suas ideias foram apropriadas para o contexto desejado.
3) A expansão imperialista na África e Ásia, buscava novas fontes de matérias primas e mercados consumidores (alternativa b).
Isto aconteceu porque em algumas regiões europeias, as matérias primas não eram suficientes e satisfatórias para dar continuidade à produção de mercadorias, necessitando assim de novas regiões fornecedoras de insumos para a indústria.
A grande produção industrial europeia não conseguia ser absorvida pelo mercado consumidor europeu, sendo necessário a busca por novas regiões consumidoras para vender o excedente de mercadorias.
4) Com a imposição do Tratado de Versalhes à Alemanha, diversas consequências políticas e econômicas surgiram, como o desemprego de movimentos de esquerda como o espartaquistas (alternativa a).
Como a Alemanha foi considerada a principal culpada pelo conflito, sendo obrigada a pagar indenizações aos países considerados vencedores, o que resultou em um cenário de caos e para a população, onde em um país que acabava de ser arrasado pela guerra, tinha que enfrentar problemas internos como o agravamento do desemprego e da fome.
Neste cenário, grupos com ideias radicais de esquerda, como os espartaquistas e de direita, como os nazistas, começaram a surgir no país, tornando a Alemanha daquele período, um lugar de grandes instabilidades.
5) A Primeira Guerra se caracterizou pelos usos de armas químicas (alternativa a).
Como a guerra estava praticamente imóvel, devido às trincheiras que mantinham os soldados de ambos os lados praticamente imóveis por grandes períodos de tempo, a Alemanha passa a atacar utilizado gases tóxicos, o que faria com que houvesse um grande número de mortos e que o inimigo se movimentasse para que houvesse a possibilidade de confronto.
Após o ataque alemão, a ciência do os aliados passaram também a utilizar a mesma estratégia tornando a guerra ainda mais mortal, mesmo com a Convenção de Haia de 1889, que proibia o uso de armas químicas.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/42909679