Questão 1/5 - Empresas Transnacionais
Leia o texto baixo: "À medida que a tecnologia se dissemina, agentes menos poderosos adquirem poder. O terrorismo é um recente e trágico exemplo, mas isso também se verifica nas relações entre os conglomerados transnacionais e os países pobres. Nos estágios iniciais, a empresa multinacional, tendo acesso a recursos financeiros, tecnologias e mercados globais, abocanha todos os grandes cacifes e o melhor da barganha com o país pobre. Com o tempo, à medida que esse país desenvolve pessoal treinado, absorve novas tecnologias e abre canais próprios para as finanças e os mercados globais, consegue renegociar com êxito a barganha e capta a maior parte dos benefícios." (NYE, 2002) Fonte: Nye, Joseph S. O paradoxo do poder americano. Por que a única superpotência do mundo não pode prosseguir isolada. São Paulo: Editora Unesp, 2002.
Tendo como base a contextualização acima e os conteúdos da videoaula 5, a respeito da relação entre o Estado e empresas, a alternativa correta:
A) Uma perspectiva da literatura afirma que o poder das empresas se sobrepõe ao do Estado, uma vez que elas são grandes sujeitos do direito internacional econômico e compartilham com o Estado algumas funções.
B) As Empresas Multinacionais (EMNs) não possuem poder de barganha suficiente para disputar espaço com o Estado, outrossim, a nação reafirma a sua soberania independente da atuação das EMNs.
C) Outro elemento relacionado ao poder político da empresa é a ideia de responsabilidade social. As Empresas Multinacionais (EMNs) assumem o papel de fornecer ajuda internacional por meio de programas de assessoramento técnico.
D) As vantagens de negociação, segundo Vernon (1971) estão sempre do lado do Estado, mantenedor único dos serviços prestados aos cidadãos, não havendo envolvimento das Empresas Multinacionais.
E) O Estado-nação costuma ter mais poder de barganha que as empresas, comparativamente, segundo Vernon (1971), e com isso, as empresas possuem mais recursos que os Estados.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
A alternativa A está correta.
No processo de globalização, notamos que a multinacional surge como uma empresa fabril instalada entre nações.
Ou seja, assim como as transacionais, elas estão relacionadas a esse novo processo de inclusão globalizada, que através da organização Internacional. podem atuar em diversos países, desenvolvendo um mercado específico para cada lugar, porém, é importante ressaltar que apesar de possuir diversas filiais, as multinacionais possuem uma única sede, geralmente em seu país de origem.
Perguntas interessantes