História, perguntado por DuvidasFrequentes, 11 meses atrás

Questão 1/5 - Cenário Econômico Mundial Definir qual é o melhor modelo econômico a ser adotado por um país para se beneficiar das transações comerciais e permitir o desenvolvimento social e econômico é ainda debatido intensamente pelos economistas, porém entender o contexto e as condições que levaram os Estados a fazerem algumas escolhas anteriormente contribui para o melhor entendimento e principalmente para planejamentos mais adequados a realidades diferentes dos Estados. A partir do contexto histórico e da evolução das características dos modelos econômicos, considere as seguintes afirmativas: I. O modelo do economista John Maynard Keynes prevê a intervenção do Estado em algumas situações, como por exemplo em momentos de crises e foi aplicado com êxito, por exemplo, após a crise do mercado financeiro de 1929 com investimentos em infraestrutura interna dos EUA, possibilitando a geração de renda pelo Estado. II. O modelo “keynesianismo” prevê uma forte intervenção do Estado em políticas públicas na área fiscal, cambial e de crédito, incentivando a demanda e impedindo o livre comércio entre as empresas III. O modelo neoliberal, principalmente a partir dos anos 1980 prevê uma iniciativa de livre comércio e uma redução do papel do Estado em investimentos estatal para se evitar endividamento do país, inclusive transmitindo à iniciativa privada empresas que pertenciam ao estado, fenômeno denominado privatização de empresas públicas. A Somente a afirmativa I. B Somente a afirmativa II. C Somente a afirmativa III. D As afirmativas I e II são verdadeiras. E As afirmativas I e III são verdadeiras.

Soluções para a tarefa

Respondido por ferretti
6
 
I. O modelo do economista John Maynard Keynes prevê a intervenção do Estado em algumas situações, como por exemplo em momentos de crises e foi aplicado com êxito, por exemplo, após a crise do mercado financeiro de 1929 com investimentos em infraestrutura interna dos EUA, possibilitando a geração de renda pelo Estado.
Correto. A perspectiva econômica de Keynes previa a interação do Estado com a economia para consertar as possíveis crises que pudessem ser promovidas por alguma instabilidade no mercado.

II. O modelo “keynesianismo” prevê uma forte intervenção do Estado em políticas públicas na área fiscal, cambial e de crédito, incentivando a demanda e impedindo o livre comércio entre as empresas
Falso. Keynes previa, como já visto, a ação limitada do Estado no mercado, garantindo uma ação livre dos empresários e consumidores.

III. O modelo neoliberal, principalmente a partir dos anos 1980 prevê uma iniciativa de livre comércio e uma redução do papel do Estado em investimentos estatal para se evitar endividamento do país, inclusive transmitindo à iniciativa privada empresas que pertenciam ao estado, fenômeno denominado privatização de empresas públicas. 
Correto. O modelo neoliberal tem como embasamento a redução drástica da participação do Estado, na vida econômica e social.


Abraços!
Respondido por Myrene
6
Letra e!! 
Na ilustração proposta fique evidenciado o desequilíbrio entre os fatores econômicos como infraestrutura, renda, crédito e consumo.
Perguntas interessantes