Pedagogia, perguntado por carmovanderleia, 9 meses atrás

Questão 1/5 - Antropologia e Sociologia da Educação

Leia o fragmento de texto a seguir:

“A escola disciplinar, então, apresentou-se como uma instituição investida do poder de fabricar indivíduos, mas também um lugar sobre o qual esse poder se faz sentir, direcionando-a e moldando a de acordo com as necessidades da normalização e da disciplina. Desempenhou o papel de instituição produtora e reprodutora de discursos e saberes para as ciências cujo objeto é o ser humano e seu comportamento. Tornou-se ela mesma o objeto de saber, sobre a qual diversos discursos passaram a ser produzidos”.

O texto reforça os argumentos e a crítica de Foucault em relação à instituição escolar. De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Fundamentos Socioculturais da Educação sobre o papel disciplinador da escola, na visão de Foucault, assinale a alternativa correta.

A - A escola em seu cotidiano reserva tempo e espaço para os debates relevantes de modo cotidiano. O currículo é então um devir em diálogo com as demandas da sociedade.

B - O trabalho escolar se organiza de forma a disciplinar corpos e mentes, nada é feito ao acaso. Desde a homogeneidade dos gestos dos alunos, da disposição das carteiras, do silêncio diante do mestre que ensina e que detém o poder da “avaliação”.

C - O trabalho escolar acontece num movimento curricular dialético. Num primeiro momento, o currículo cultural estabelecido, e num segundo, o currículo oculto que absorve as tensões sociais e escolares.

D - O currículo e as práticas escolares são dinâmicos e integram uma formação tanto formal quanto política e acadêmica.

E - A escola fica refém da realidade social mais ampla, quando pauta seu trabalho pelas demandas advindas do contexto sociocultural dos alunos.

 ​

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciusrm19
2

Letra C.

Para Foucault, as instituições de ensino deveriam ser capazes de trabalharem os alunos de forma dialética, de forma que fosse construído um currículo nos moldes culturais em um primeiro momento, e um currículo oculto em um segundo momento.

Este segundo currículo seria fruto do contexto sócio-espacial em que os alunos estivessem inseridos, para que fosse possível o estabelecimento de um aprendizado mais concreto aos alunos.

Perguntas interessantes