Questão 1/5 - Análise de Texto Literário: Prosa
Examine o trecho de texto:
“ANTI-HERÓI – Designa o protagonista de romance que apresenta características opostas às do herói do teatro clássico ou da poesia épica. Seu aparecimento resultou da progressiva desmistificação do herói [...]: com o despontar do romance, no século XVIII, os representantes de todas as classes sociais entraram a substituir os seres de eleição, semidivinos, que antes povoavam as tragédias e epopeias”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOISÉS, Massaud. Dicionário de termos literários. São Paulo: Cultrix, 1974. p. 29.
Tendo por referência o trecho de texto e os conteúdos abordados no livro-base A prosa ficcional: teoria e análise de textos, sobre a caracterização do anti-herói, examine as sentenças que seguem e marque a alternativa que corretamente aponta um exemplo dessa figura no Romantismo brasileiro:
A A personagem indígena Peri, em O guarani, de José de Alencar.
B Augusto, o protagonista de A moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo.
C Manecão, cuja noiva é “roubada” por Cirino em Inocência, de Alfredo de Taunay.
D Leôncio, o grande vilão em A escrava Isaura, de Bernardo Guimarães.
E Leonardo, em Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta:
(E)
Explicação:
Leonardo é considerado anti-herói, pois, além de ser um malandro, ele representa o desfoque que sai totalmente do contexto literário da época, o romantismo.
Perguntas interessantes