Filosofia, perguntado por edolandes, 10 meses atrás

Questão 1 (2019/FCC): Considere os textos abaixo: I. Há casos em que nos sentimos determinados a agir segundo valores que se põem além do plano de nossa existência, não se proporcionando à dos outros homens, nem tampouco à da totalidade dos homens e à sua história. Tais valores não se referem também à sociedade tomada como um todo distinto de seus elementos componentes ou à síntese das aspirações humanas. II. Praticamos determinado ato e sentimos que é reflexo ou expressão de nossa personalidade, e que, por conseguinte, o motivo de nosso agir é um motivo que se põe radicalmente em nós. A instância última do agir é o homem na sua subjetividade consciente. III. [...] não se polariza em um sujeito ou no outro sujeito, mas é transubjetiva. [...] apresenta sempre a característica de unir duas pessoas entre si, em razão de algo que atribui às duas certo comportamento e certas exigibilidades. O enlace objetivo de conduta que constitui e delimita exigibilidades entre dois ou mais sujeitos, ambos integrados por algo que os supera, é o que chamamos de bilateralidade atributiva. (REALE, Miguel. Filosofia do Direito. 20. ed., São Paulo: Saraiva, 2018, p. 383, 385 e 392) Os textos transcritos em cada um dos itens correspondem a, respectivamente, condutas de natureza A) I – jurídica / II – moral / III - religiosa B) I – moral / II – religiosa / III - jurídica C) I – moral / II – jurídica / III - religiosa D) I – religiosa / II – moral / III - jurídica E) I – religiosa / II – jurídica / III – moral

Soluções para a tarefa

Respondido por elamambretti
6

Condutas de natureza: Moral, jurídica e religiosa:

D) I – religiosa / II – moral / III - jurídica

I. Conduta Religiosa: Quando o valor da ação da conduta transcende ao indivíduo e a sociedade. As condutas religiosas decorrem da vontade de Deus como se fossem leis.

II. Conduta moral. Quando o juízo moral intervem nas decisões, seus fins e ações. São critérios racionais que justificam a ação do agente em relação aos outros, de maneira subjetiva. A conduta moral do  indivíduo é regida por valores culturais, dos bons costumes, educação, honestidade, dentre outros, dentro da  sociedade.

 

III.  Conduta Jurídica. Quando o homem pode se situar perante o outro, de maneira que todos se liguem em razão de valores determinados pelo meio social. A conduta jurídica é desenvolvida através da implementação de leis e normas que dizem o que pode ser realizado ou não, para o bem comum da sociedade.

Bons estudos!

Perguntas interessantes