Português, perguntado por manoronha, 11 meses atrás

Questão 1) - 0,50 ponto(s)

Leia o fragmento a seguir.
Os leitores de língua portuguesa agora já podem usufruir da obra do médico e Teórico judaico - polônes Ludwik Fleck, intitulada Gênese e desenvolvimento de um Fato Científico. Lançada no Brasil no dia 13 de setembro de 2010 durante o Colóquio de História e Filosofia da Ciência [Ludwik Fleck] realizado em Belo Horizonte na UFMG, em homenagem ao próprio Fleck, a edição vem preencher uma lacuna há muito já verificada.
Embora a obra de Fleck ainda seja pouco conhecida, sua importância não é pequena nem ultrapassada. Seu trabalho já estava vertido para o inglês (1979), italiano (1983), espanhol (1986) e francês (2005), antes da presente tradução brasileira (2010). A republicação em alemão data de 1978. O restante de sua obra epistemológica encontra-se disponível em alemão e inglês.
CURI, Luciano Marcos; SANTOS, Roberto Carlos dos. Ludwik Fleck: um olhar crítico sobre a(s) ciência(s). Revista ALPHA, n. 12, nov. 2011.

Considerando o fragmento e o que se afirma sobre resenha, é CORRETO dizer que
A)
o fragmento, ao opinar, sobretudo no final do primeiro parágrafo e no início do segundo, afasta-se do que propõe ser uma resenha crítica.
B)
a grande carga de informatividade do fragmento já denota a importância dada à obra do autor resenhado pelos resenhistas.
C)
o fragmento tem um tom elogioso e parcial, características exatamente da resenha crítica.
D)
a digressão, ao se referir às traduções da obra do autor, invalida a classificação de resenha do texto de onde se extraiu o excerto.
E)
o fragmento, pela objetividade e clareza, justifica a afirmação de que a resenha é um texto que mescla informação e opinião.


karinahbeatriz: conseguiu a resposta???
gabriellyldsouza2001: Conseguiram a resposta ??

Soluções para a tarefa

Respondido por vanessafonntoura
6

A alternativa correta é a E) o fragmento, pela objetividade e clareza, justifica a  afirmação de que a resenha é um texto que mescla informação e opinião.

A resenha crítica é um texto de trabalho de aprofundamento de caráter analítica e interpretativa de um livro, ou de um texto, ou de um mesmo capítulo específico. Ainda mais do que um resumo informativo a renha tem elementos de ideias e referências além da crítica.

Esses aspectos mesclam o texto entre a informação clara do que se trata o objeto da resenha como analises de opinião do autor da resenha crítica.

Espero ter ajudado.

Perguntas interessantes