QUESTÃO 07 - Leia o texto "Erro de
português", de Oswald de Andrade, para
responder à questão.
Erro de português
Quando o português chegou
Debaixo duma bruta chuva
Vestiu o indio
Que pena!Fosse uma manhã de sol
O índio tinha despido
O português.
Oswald de Andrade
Podemos observar que há uma crítica do
autor em relação aos povos colonizadores,
sobretudo uma crítica sobre as intenções
dos padres jesuítas, amplamente expressas
na literatura produzida durante o
Quinhentismo. A crítica de Oswald de
Andrade está presente no verso:
(a) “Quando o português chegou (...)";
(b) "(...) Vestiu o indio (..)";
(c) "(...) Debaixo de uma bruta chuva (...)";
(d) “(...) O indio tinha despido (...)";
(e) “(...) Que pena! Fosse uma manhã de sol
(...)"
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa “e”.
Explicação:
Podemos observar no verso “(...) Que pena! Fosse uma manhã de sol (...)” que o autor lamenta o fato de os portugueses terem sido nossos colonizadores, pois se não estivesse chovendo naquela ocasião, provavelmente os índios teriam despido os visitantes, ou seja, teriam imposto sua cultura. Lembremos que a ideia de vestir os índios foi uma das medidas mais agressivas contra a cultura indígena e fez parte do movimento de aculturação ao qual os nativos foram submetidos, fato narrado pelos padres jesuítas em sua literatura, especialmente pelo padre José de Anchieta.
Sobre o texto "Erro de português", de Oswald de Andrade, a resposta correta é: E (“(...) Que pena! Fosse uma manhã de sol (...)").
Oswald Andrade, poeta e escritor brasileiro, representa o movimento literário modernista e foi persona fundamental da primeira fase do Modernismo no Brasil.
Oswald de Andrade se dedicou a formular um novo viés para a poesia e para os contos brasileiros. Através do movimento antropofágico, da ironia e da crítica, o modernismo recorreu à essência do Brasil e ao esplendor cultural brasileiro, criticando a influência europeia na arte e na literatura brasileiras.
Para Oswald de Andrade e os demais autores modernistas, a literatura clássica erudita, cunhada no seio europeu, deveria dar voz à poesia subjetiva e emancipadora. Seu intuito é resgatar os ideais brasileiros e preservar a cultura nacional.
Suas principais obras são: Memórias Sentimentais de João Miramar, Manifesto Antropófago e A Crise da Filosofia Messiânica. Já seus poemas principais são: Pronominais, Erro de português e Canto de regresso à pátria.
Link: brainly.com.br/tarefa/11036642