História, perguntado por joaopedrooliveirasou, 6 meses atrás

QUESTÃO 04 (3,0 pontos)

Logo após a abolição da escravatura, uma das questões mais importantes, e que foi definidora para garantir a manutenção do liberto como um indivíduo marginal, foi a questão da terra. Não foi realizada a reforma agrária - medidas que visam a redistribuição de terras entre os trabalhadores do campo - e, assim, a grande maioria dos libertos, a partir de 1888, não teve acesso à terra, onde poderiam ter moradia e trabalho, sendo então forçados a sujeitarem-se aos salários baixos oferecidos pelos grandes proprietários.
Dessa forma, muitos escravos acabaram abandonando as fazendas nas quais foram escravizados e mudaram-se para outras ou então foram para cidades. Por não se sujeitarem a condições degradantes ou por recusarem o trabalho oferecido, os grupos de ex-escravos que migravam, começaram a ser acusados de vadiagem e vagabundagem. A falta de acesso à educação por parte dos libertos também era uma preocupação e foi uma questão fundamental para manter esse grupo marginalizado. Sem acesso ao estudo, esse grupo permaneceu sem oportunidades para melhorar sua vida.

Responda: De acordo com o texto, a abolição do trabalho escravo no Brasil foi algo positivo ou negativo? Justifique
sua resposta.

Soluções para a tarefa

Respondido por luigisouzanunes90
7

Resposta:

Foi algo positivo, mas, apesar de ser uma coisa boa o Brasil acabou atrasando a este direito por muito tempo, fazendo com que a sociedade ainda atual seja muito racista e apesar de tudo ser um fator histórico não muito distante, a igualdade deve ser sempre debatida em sociedade para termos um espaço mais agradável.

apesar de tudo o brasil fez a abolição mas poucas coisas mudaram.

o preconceito ainda é muito forte no brasil, Alagoas o estado aonde mais mata adolescentes negros entre 13 anos a 16 anos.

o precoceito não deve ser tratado como "mimimi" e sim como uma desigualdade social muito forte.


joaopedrooliveirasou: obrigado
luigisouzanunes90: De nada amigo, espero ter ajudado você ! :D
Respondido por heloisagoncalves745
7

Segundo o texto, a abolição do trabalho escravo no Brasil foi algo negativo, pois não foram tomadas medidas que estabelecessem a dignidade dessas pessoas, desse modo, os ex-escravos continuaram à margem da sociedade, sem perspectivas de melhoria de vida e sujeitos aos preconceitos.

Abolição da escravatura no Brasil

Como o texto expõe, os escravos libertos continuaram vivendo em situação degradante mesmo após a abolição da escravatura, algo que evidencia como teriam sido importantes as instituições de políticas públicas para sua profissionalização e empregabilidade.

Na falta disso, os escravos foram simplesmente libertos à própria sorte, algo que apenas solidificou ainda mais o racismo.

Mais sobre a escravidão: https://brainly.com.br/tarefa/12621053

Anexos:
Perguntas interessantes