QUESTÃO 03: Qual é o nome dado ao produto da excreção das células endócrinas?
QUESTÃO 04: Os hormônios podem ser classificados em dois tipos principais. Quais são estes e quais as suas diferenças?
QUESTÃO 05: A hipófise ou glândula pituitária é dividida em duas partes: a adeno- hipófise e a neuro- hipófise. Quais as principais características e quais as diferenças entre estas?
QUESTÃO 06: Quais os hormônios produzidos na adeno-hipófise e onde cada um deles atua?
QUESTÃO 07: As paratireoides são responsáveis pela produção de qual hormônio e onde este atua?
QUESTÃO 08: Quais são os hormônios produzidos pelas suprarrenais e onde estes atuam?
QUESTÃO 09: Quais são os hormônios produzidos pela porção endócrina do pâncreas e onde estes atuam?
QUESTÃO 10: Quais os hormônios relacionados aos sistemas reprodutores feminino e masculino e onde estes atuam?
QUESTÃO 11: Quais as diferenças entre hipotireoidismo e hipertireoidismo?
QUESTÃO 12: Cite e descreva os principais tipos de tireoidite.
Soluções para a tarefa
Resposta:colocarei na ordem espero ter ajudado
Explicação:
3) O produto dessas glândulas é denominado de hormônio e o conjunto dessas glândulas forma o sistema endócrino.
4)Hormônio antidiurético: Produzido no hipotálamo e armazenado na hipófise, esse hormônio estimula a reabsorção de água nos ductos coletores. Hormônio do crescimento ou somatotrofina: Produzido na hipófise, esse hormônio atua no crescimento de ossos longos, garantindo nosso crescimento.
5)o lobo anterior (adeno-hipófise) e o lobo posterior (neuro-hipófise). A adeno-hipófise possui origem de células epiteliais, enquanto neuro - hipófise possui origem nervosa.
6)A hipófise anterior, também conhecida como adeno-hipófise, secreta seis hormônios peptídeos importantes, são eles: O hormônio do crescimento; A adrenocorticotropina; O hormônio estimulante da tireóide; A prolactina; Dois homônios gonadotrópicos – o FSH e o LH;
7)localizadas atrás da tireoide, são encontradas em um número de quatro. São responsáveis pela produção do paratormônio, que controla a taxa de cálcio no sangue.
8)Aldosterona: Atua no equilíbrio dos líquidos, especialmente de sódio e potássio no plasma sanguíneo. Cortisol: Conhecido como o "hormônio do estresse", é responsável por controlar o estresse e atua na manutenção dos níveis de açúcar no sangue e da pressão arterial. Adrenalina: Atua como um mecanismo de defesa do organismo, preparando-o para uma situação de emergência, especialmente em situações de estresse. Noradrenalina: Contribui na preparação do corpo para uma determinada ação em momentos de sustos, surpresas ou fortes emoções.
9)A função endócrina do pâncreas corresponde à sua capacidade de produzir insulina e glucagon, dois hormônios que garantem níveis adequados de açúcares no sangue. Esses hormônios são produzidos nas ilhotas de Langerhans, um grupo de células que possuem forma de esfera.
10)Feminino:Os dois hormônios ovarianos, o estrogênio e a progesterona, são responsáveis pelo desenvolvimento sexual da mulher e pelo ciclo menstrual. Esses hormônios, como os hormônios adrenocorticais e o hormônio masculino testosterona, são ambos compostos esteróides, formados, principalmente, de um lipídio, o colesterol.Masculino:Nessa fase da vida, dois hormônios produzidos pela adeno-hipófise agem sobre os testículos, estimulando a produção de testosterona. Esses hormônios são o hormônio folículo-estimulante (FSH) e o hormônio luteinizante (LH), também chamados de gonadotrofinas por atuarem sobre as gônadas.
11)O Hipotireoidismo é causado pela tireoidite de Hashimoto, uma doença autoimune que provoca a redução gradativa da glândula. Já o Hipertireoidismo é causado pela doença de Graves, excesso de iodo na alimentação, surgimento de nódulos na glândula e ingestão dos hormônios da tireoide.
12)Tireoidites ou tiroidites é o termo geral utilizado para dar nome ao grupo de doenças que cursam com “inflamação da tireoide”. As tireoidites podem se apresentar de diferentes maneiras. Por exemplo, a tireoidite de Hashimoto é a causa mais comum de hipotiroidismo; já a tireoidite pós-parto pode surgir com um quadro de tireotoxicose (altos níveis de hormônios tireoidianos no sangue), seguido por hipotireoidismo temporário; por outro lado, a tireoidite subaguda é o nome que se dá para a inflamação com sintomas locais, sendo a principal causa de dor na glândula. A tireoidite pós-parto é semelhante à tireoidite subaguda na sua evolução clínica. Quadros de tireoidite podem se manifestar também em pacientes em uso de certos medicamentos, tais como interferon, lítio e amiodarona.