QUESTÃO 03:
Portugal foi atraído inicialmente para a África Negra pelo ouro, que era anteriormente exportado pelos países islâmicos. Não obstante, eles não tardaram a perceber que a África possuía uma outra mercadoria, também fortemente procurada pelos Europeus: os escravos. Ainda que a escravidão na África fosse diferente da escravidão praticada pelos europeus, a tradição de exportar escravos para os países árabes era muito antiga em grandes partes do continente, em particular do Sudão. Nos séculos XV e XVI, esta tradição pareceu ter ajudado, em certa medida, os portugueses a conseguir, regularmente, escravos em uma grande parte da África Ocidental, notadamente, na Senegâmbia, parceira econômica, de longa data, do Magreb. Os portugueses, que penetravam cada vez mais profundamente nas regiões do sudeste da África Ocidental, aplicaram, com sucesso, as práticas comerciais utilizadas na Senegâmbia. Compreendendo o caráter indispensável da cooperação dos chefes e dos mercadores locais, dedicaram‑se a interessá‑los ao trato de escravos. Os portugueses não ignoravam que isto pudesse resultar em uma intensificação dos conflitos entre os diversos povos e Estados africanos, os prisioneiros de guerra tornando‑se o principal objeto deste comércio, mas eles deixaram muito cedo de se opor as objeções morais, pois, como muitos outros na Europa, eles acreditavam que o tráfico abria aos negros o caminho para a salvação: não sendo cristãos, os negros haveriam de ser condenados por toda a eternidade se eles ficassem em seus países.
MALOWIST, Marian. A luta pelo comércio internacional e suas implicações para a África. In: OGOT, Bethwell Allan. História Geral da África, V: África do século XVI ao XVIII. Brasília: UNESCO, 2010.
A partir da leitura do trecho acima, é correto dizer que
a) A escravidão instituída na África era idêntica à escravidão praticada pelos europeus, por isso houve bastante facilidade em se estabelecer um comercio entre europeus e africanos.
b) Desde o início dos seus contatos com a África os europeus estiveram interessados no comércio de escravos, que já era praticado entre europeus e os países islâmicos.
c) Não existia escravidão no continente africano até a chegada dos europeus. Eles instituíram o comércio de prisioneiros de guerra com o intuito de suprir suas necessidades de mão-de-obra nas suas colônias.
d) O comércio de escravos promovido pelos europeus não tinha nenhuma relação com a sua perspectiva religiosa.
e) Apesar da escravidão instituída no continente africano ser diferente da escravidão praticada pelos europeus, aquela tradição de certa forma ajudou os portugueses a conseguir regularmente escravos em parte da África Ocidental.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
Alternativa E
Explicação:
A escravidão da África tinha as seguintes características: prisioneiros de guerras; não eram escravizados por cor, raças ou etnias; eles poderiam ter escravos mesmo sendo escravos.
A escravidão europeia já era caracterizada pela cor, raça e etnia; era meio de gerar riquezas aos senhores e por fim as torturas eram um nível elevadíssimo.
Perguntas interessantes
Espanhol,
5 meses atrás
Ed. Física,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás