Filosofia, perguntado por karinesantoss9600, 8 meses atrás

QUESTÃO 02

Friedrich Nietzsche (1844-1900) é um importante e polêmico pensador contemporâneo, particularmente por sua famosa frase “Deus está morto”. Em que sentido podemos interpretar a proclamação dessa morte?

a) O Deus que morre é o Deus cristão, mas ainda vive o deus-natureza, no qual o homem encontrará uma justificativa e um consolo para sua existência sem sentido

b) Não fomos nós que matamos Deus, ele nos abandonou na medida em que não aceitamos o fato de que essa vida só poderá ser justificada no além, uma vez que o devir não tem finalidade.

c) O Deus que morre é o deus-mercado, que tudo nivela à condição de mercadoria, entretanto o Deus cristão poderá ainda nos salvar, desde que nos abandonemos à experiência de fé.

d) A morte de Deus não se refere apenas ao Deus cristão, mas remete à falta de fundamento no conhecimento, na ética, na política e na religião, cabendo ao homem inventar novos valores.

e) A morte de Deus serve de alerta ao homem de que nada é infinito e eterno, e que o homem e sua existência são momentos fugazes que devem ser vividos intensamente.


nicpicnic: letra D
emilyvitorias22: D. A morte de Deus não se refere apenas ao Deus cristão, mas remete à falta de fundamento no conhecimento, na ética, na política e na religião, cabendo ao homem inventar novos valores.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
13

É correta a alternativa D, sendo Deus, aqui, compreendido como fundamento de um sentido de mundo que seja totalmente independente dos seres humanos.

Neste sentido, quando Nietzsche diz que "Deus está morto" podemos entender que está dizendo que não podemos encontrar em lugar nenhum um sentido para as nossas vidas que não seja a nossa própria ação. São os seres humanos que devem, a partir de seus desejos e valores pessoais, e não a partir do medo de uma punição sobrenatural, viver as suas vidas e organizar as suas sociedades.

Respondido por augustofontinelle
0

Resposta:

D

Explicação:

confia

Perguntas interessantes