QUESTAO 01
Quando se trata do início das teorias sobre ética e política devemos nos remeter às obras de Platão discípulo de Sócrates. Muitos poderiam questionar: "nossa! mas porque ir tão longe? Esses teóricos viveram muito distante da nossa realidade? Já estão ultrapassados?". Sim, muitos desses questioamentos são válidos e suas obras foram aprimoradas. Platão concentrou seus esforços na busca da compreensão da política e das leis, construindo explicações sobre a relação dos indivíduos com a vida pública e com a legislação. O entendimento dessas primeiras teorias podem auxiliar na construção de uma trajetória histórica, de transformação da política para a forma que encontramos hoje em exercício na nossa sociedade.
LOPES, M. H.; RODRIGUES; A. C. Ciências Políticas. Maringá: UniCesumar, 2018. (adaptado).
Considerando o fragmento acima e as dimensões das leis e da legislação para Platão, analise as afirmativas a seguir:
I. A legislação para Platão teve como, único, objetivo punir indivíduos que transgredissem as leis.
II. O legislador deveria partir do poder e buscar o conflito para o estabelecimento da ordem.
III. A politíca deve promover a justiça e o bem comum.
IV. O poder deve ser conduzido pelo saber.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e II, apenas.
Alternativa 2:
II e III, apenas.
Alternativa 3:
III e IV, apenas.
Alternativa 4:
I, II e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Considerando-se os conhecimentos relativos às legislações de Platão, é correto afirmar o que se encontra na alternativa: Alternativa 3: III e IV, apenas.
Sobre a legislação de Platão
A última obra de Platão, A Lei, foi escrita em 37 aC. Onde o mesmo lista um rol de orientações em relação ao que as legislaturas devem impor aos cidadãos.
Aqui, Platão realiza a proposição de um sistema jurídico ideal para o Estado que ele projetou. O livro tem trechos de terminologia jurídica correta e é organizado em forma de diálogo contanto com dois personagens, Ateniense e Clinia.
Platão procura construir o tipo mais perfeito de governo, afirmando que o Estado tem que ser livre, racional e bondoso consigo mesmo. Uma constituição livre e com sabedoria enfatiza que devemos encontrar as características das formas de governo: a monarquia e a democracia. Ele argumenta que que todos os demais tipos de governo de governo são derivadas e não podem governar com sucesso uma nação sem os fundamentos de uma monarquia ou democracia.
A religião é considerada como base da moral pública e que o legislador deve seguir ao estabelecer diretrizes morais. Platão dá às leis um berço divino, mencionando repetidamente os deuses.
Segundo Platão, devem existir leis que criem equilíbrio entre ricos e pobres. A concepção de relativa igualdade, garantia de direitos e enfrentamento aos extremos de riqueza e pobreza é uma ideia bastante ousada.
Saiba mais sobre a legislação de Platão em:
https://brainly.com.br/tarefa/25514946
#SPJ1
Resposta:
Alternativa 3
Explicação:
III e IV estão corretas