QUESTÃO 01
Quando se fala de Projeto de Vida, não podemos deixar de falar sobre o que compõe a vida
fel cada um, afinal, para projetar algo em relação à vida de uma pessoa
, é impossível não
vida, é você saber quem você é e o que está relacionado à sua vida: sua história, suas
experiências, quem convive com você, o que gosta ou não de fazer, quais são os seus
sonhos... enfim, tudo o que está relacionado a você!
Agora que você já está um pouco mais familiarizado com o PV.( PROJETO DE VIDA),como
você definiria está nova disciplina?
Soluções para a tarefa
Resposta:
mee a vida realmente não é fácil ,mas projeto de vida é uma das piores (poq é chata e às vezes entediante ) porém muito necessária e legal de se ter , já que ela auxila e dá uma baita direção pra quem não tem ideia do que se fazer com o futuro , até porque quase ninguém é instruído a traçar e projetar sua vida . vou lançar alguns tópicos
Metaforicamente falando, ele funciona como uma espécie de bússola, que nos aponta o norte a ser seguido.
Cada pessoa tem ou pode ter o seu próprio projeto de vida.
Para alguns pode ser atingir o cargo mais alto dentro de uma empresa. Já para outros, o principal objetivo pode ser abrir o seu próprio negócio e fazer dele algo financeiramente viável.
Existem também aqueles que as suas ambições pouco têm a ver com questões profissionais. Alguém pode, simplesmente, querer constituir uma família ou querer dar a volta ao mundo e conhecer diferentes culturas.
Seja como for, o ideal é que o projeto de vida seja um equilíbrio entre todos os aspectos que compõem a nossa existência: lado pessoal, profissional, financeiro e espiritual.
Qual a importância de se ter um projeto de vida?
Pessoas que não têm um projeto de vida veem um mundo cinza, sem cor.
Porque elas simplesmente existem, levam a sua rotina no modo automático, sem ter um objetivo, uma aspiração que as faça orientar as suas ações.
É completamente diferente daqueles que sabem exatamente onde estão e aonde querem chegar.
Esses indivíduos conseguem se programar muito melhor, sem falar em sua motivação constante.
Afinal, é muito mais fácil manter o foco, o engajamento e o estímulo quando se tem um horizonte na sua frente do que quando você não faz a menor ideia do porquê está fazendo aquilo e no que aquela atitude pode levá-lo.
Ou seja, a importância de ter um projeto de vida não se resume apenas a ter um norte indicado pela bússola a ser seguido, mas também em traçar rotas e estratégias para construir a sua trajetória rumo a direção apontada.
Quando se sabe aonde se quer chegar é possível programar a sua caminhada e enfrentar todos os desafios que aparecem com a coragem necessária para seguir em frente.
Agora, quando se está perdido, você tende a aceitar qualquer destino, buscar os caminhos mais fáceis e inventar desculpas para desistir perante o primeiro obstáculo. Pois, no fim de contas, o único elemento que o guia é a sua intuição.
a matéria ajuda a Definir os objetivos
A partir dessa primeira análise, você pode começar a definir objetivos que vão ao encontro dos seus maiores sonhos.
É claro que é preciso ter os pés no chão aqui, um passo de cada vez para não acontecer nenhum tipo de decepção pelo caminho.
ajuda a definir tempo e prazo
ajuda a encontrar motivações e coisas pra não perder o foco
Faça uma autoavaliação
As pessoas costumam pensar que são somente os nossos pontos positivos que nos levam aos nossos objetivos.
No entanto, os que pensam assim estão muito enganados.
Ao refletirmos sobre nós mesmos, todos os aspectos precisam ser levados em conta, tanto nossas principais competências e habilidades, quanto nossas fraquezas.
É essa leitura completa que vai trazer as respostas para os momentos mais difíceis que você se deparar durante a sua jornada a caminho do seu plano de vida.
Definir as ações
A partir dos resultados da sua autoavaliação, dos prazos que você deu para a realização dos seus objetivos e principalmente ao descobrir os seus pontos de motivação, está chegada a hora de definir as estratégias para chegar ao seu plano.
Analise cada situação de forma detalhada antes de tomar qualquer decisão.
Aqui, você já está com maturidade suficiente para gerenciar as suas emoções e não se deixar levar pelo impulso.
Acompanhe o seu plano e ouse ir além
Nenhum plano é estático, parado. (sem alteração)
Aprimora os seus conhecimentos
Conhecimento nunca é demais. Os sábios são aqueles que sabem que, na verdade, não sabem de nada. Por isso, invista sempre em aprender mais e mais.
Utilize técnicas e ferramentas a seu favor
A todo momento surgem tecnologias diferentes que podem nos ajudar das mais variadas formas.
São aplicativos, ferramentas e técnicas modernas que nos aproximam dos nossos objetivos.
Nós costumamos usar com frequência uma frase que faz muito sentido quando falamos em trabalho em equipe: “Se você quiser ir mais rápido, pode ir só. Agora, se o objetivo é ir mais longe, conte com o suporte dos outros”.
Nós sabemos que não é uma das tarefas mais fáceis do mundo, mas, ao traçar esses objetivos, você, sem dúvidas, vai começar a encarar a vida de uma outra forma. Com muito mais foco e dedicação em busca daquilo que realmente importa.
E quando a situação apertar, não esqueça que você não está sozinho.