História, perguntado por kamilacunha13p7ju5a, 9 meses atrás

Questão 01 - Como pode-se conceituar “Democracia" e “República”? Indique, também, a
diferença entre os dois conceitos.

Questão 02 - O filósofo francés Benjamin Constant escreveu a obra “Da Liberdade dos
Antigos Comparada às dos Modernos", analisando a ideia de liberdade na sociedade Greco-
Romana comparando-a com as sociedades da modernidade.
Explique o conceito de cidadania no mundo Greco-Romano comparando-o com o mundo
contemporâneo.​

Soluções para a tarefa

Respondido por ferretti
4

Questão 01 - Como pode-se conceituar “Democracia" e “República”? Indique, também, a diferença entre os dois conceitos.

Uma República pode ser definida como uma forma de organização de poder pautada na escolha do chefe de estado pela população. Uma República é, portanto, o oposto de uma Monarquia Absolutista.

Uma Democracia, por sua vez, carrega uma série de questões importantes: o direito de expressar-se, de ir e vir, de ser e fazer o que bem entender, desde que, é óbvio, se respeitem os limites legais estabelecidos adequadamente. Uma democracia é o oposto de uma ditadura.

Questão 02 - O filósofo francés Benjamin Constant escreveu a obra “Da Liberdade dos Antigos Comparada às dos Modernos", analisando a ideia de liberdade na sociedade Greco- Romana comparando-a com as sociedades da modernidade. Explique o conceito de cidadania no mundo Greco-Romano comparando-o com o mundo contemporâneo.​

A cidadania na Grécia antiga, para tomarmos Atenas como exemplo, é estabelecida por sua relação direta com o fato de o indivíduo dever ser filho de atenienses, maior de 21 anos, homem e ter posses. Só é cidadão quem está neste quadro: mulheres, crianças e escravos, por exemplo, não eram considerados cidadãos.

Hoje entendemos que é cidadão todo indivíduo que nasce em um Estado (na vasta maioria dos casos). Ainda que não seja cidadão daquele Estado (caso nasça de pais estrangeiros em um país sem jus solis), será cidadão do Estado de origem de seus pais.

Perguntas interessantes