Questão 01 - Atualmente, no Brasil, a cidadania é estendida a toda a população, sem distinção de credo, etnia ou classe social. Por exemplo, a partir dos 16 anos, pode-se participar da vida política do país. Entretanto, cidadania na Roma Antiga, inicialmente, estava atrelada à ideia de ancestralidade. Explique como isso funcionava. *
Questão 02 - Os plebeus formavam uma classe social de Roma composta por camponeses pobres livres, artesãos e pequenos comerciantes. Por que para os plebeus urbanos era tão importante participar das decisões da cidade? *
Questão 03 - À medida que os plebeus tomavam consciência de sua importância no Estado romano, passaram a exigir mais direitos e representatividade. Foi nesse contexto que surgiu o Tribuno da Plebe. Por que a criação de uma magistratura plebeia foi tão importante para os plebeus? *
Porque isso deu mais direitos aos plebeus.
Questão 04 - Dentre os homens que ocuparam o cargo de Tribuno da Plebe, destacamos a ação dos irmãos Graco. Além de outras iniciativas, eles propuseram a realização de uma reforma agrária. Explique o objetivo dessa proposta. *
Questão 05 - Na Antiguidade, várias sociedades desenvolveram impérios, como o Macedônico, o Persa, o Romano, o Chinês, o Egípcio, entre outros. Entretanto, o modo como cada sociedade imperial lidou com os povos que dominaram variou bastante. Explique como o Império Romano lidava com suas províncias. *
Questão 06 - Tucídides, importante historiador, narrou um discurso em que Péricles, considerado um dos pais da democracia ateniense, dizia se orgulhar de participar da criação de um modelo político único, plural e sem colocar nenhum de seus cidadãos acima da lei. Compare a democracia de Atenas com a praticada no Brasil.
*Questão 07 - Democracia, tirania e ditadura são formas de organização política que podem, ou não, ser encontradas em um governo imperial. No caso de Roma, em que situação se recorria a essa forma de governo? *
Questão 08 - Embora tenha ocorrido intensa concentração de poder, o Império Romano não foi completamente comandado por imperadores ao longo dos cerca de 500 anos de sua duração. Escreva um parágrafo caracterizando o principado. *
“Para assegurar a ordem entre os conquistados, os romanos tinham que manter postos avançados e acampamentos militares espalhados pelo território imperial. Era preciso alimentar e armar os soldados onde estivessem.”
FUNARI, Pedro P. A. Grécia e Roma. São Paulo: Editora Contexto, 2001. p. 91.
Questão 09 - Com base em seus conhecimentos sobre Roma, explique o que o exército representava e como era sua formação. *
Questão 10 - As províncias romanas surgiram somente com a expansão do império, por meio da incorporação de novos territórios. Elas eram divididas em dois tipos: as províncias senatoriais e as imperiais. Explique a diferença entre ambas. *
pf pelo menos responde até a 7 pf pf pf pf pf pf pf pf pf pf pf pf pf
pf eu imploro n rouba meus pontos to até tremendo pf responde
Soluções para a tarefa
OLÁ!! Tudo bem? Fique calmo irei te ajudar e tentarei ser bem rápido :D
(se quiser resposta pequena e rápida olha as em negrito)
1)O Império Romano, entre 27 a.C. e 476 d.C., conquistou praticamente todo o mundo antigo conhecido. Seu domínio expandia-se da Península Ibérica (onde estão Portugal e Espanha) até o Oriente Médio.
2) O termo plebeu costuma se referir em geral a indivíduos que não pertencem à nobreza. Historicamente, a nomenclatura é usualmente mais utilizada em referência à República Romana, ao período feudal e à era moderna. Atualmente, o termo pode também casualmente ser usado em relação àqueles sem refinamento social.
Durante grande parte da República Romana, os plebeus eram uma classe trabalhadora de pouca influência política, embora tivesse autonomia em termos de organização formal. Tecnicamente, eles eram todos os romanos livres que não eram aristocratas ou senadores, podendo ter profissões tão diversas como agricultor, artesão, pedreiro ou padeiro. Era uma vida de muito trabalho e sacrifício, que poderia ser recompensada para alguns poucos com ascensão econômica.
Diferentemente dos patrícios, que seriam os descendentes dos fundadores lendários de Roma, os plebeus eram os descendentes das populações imigrantes de outras regiões da Península Itálica. Assim sendo, não tinham direitos políticos, e eles não poderiam participar do governo ou mesmo se casar com patrícios. Com o aumento da pressão por parte da classe, porém, eles conseguiriam garantir mais direitos, em um processo político liderado pelos irmãos Graco. Oriundos de uma rica família plebeia, eles seriam eleitos tribunos da plebe e proporiam medidas vistas como ameaçadoras na época, como reforma agrária. Ambos acabariam assassinados, mas suas iniciativas possibilitariam o fim do domínio patrício na política romana. Já durante o Império Romano, os plebeus já eram influentes o suficiente para que os imperadores procurassem agradá-los por meio de verdadeiros subornos conhecidos como a “política do pão e circo”.
3) porque isso deu mais direitos aos plebeus.
a lei das doze tabuas etc...
Os plebeus, em sua origem, compunham uma camada de trabalhadores livres que não estavam atrelados ao poder e à proteção dos proprietários de terra. Ao longo da história romana essa classe sofreu uma forte marginalização das instituições e no interior da cultura romana. Por não estarem economicamente atrelados às grandes propriedades de terra, os plebeus dedicavam-se ao comércio, o artesanato e ao trabalho livre.
4) Os irmãos Graco são conhecidos reformadores romanos que tentaram realizar a reforma agrária e outros tipos de reformas em benefício dos pobres.
Ambos, chamados Tibério e Caio, foram eleitos tribunos da plebe e acabaram sendo vítimas dos senadores insatisfeitos com as medidas defendidas por eles.
5) Na República Romana e depois no Império Romano, uma província era um território fora da península Itálica que tinha uma organização regular e estava sob administração romana.
O domínio de Roma em 27 a.C. não se restringia aos limites da cidade, mas alcançou terras longínquas, como o Oriente Médio, o Norte da África e a Península Ibérica.
6) Como semelhanças e diferenças entre a Democracia Ateniense e a Democracia Brasileira temos o fato de que na cidade-estado de Atenas apenas uma parcela da população possuía direitos políticos.
Na Democracia Ateniense apenas os homens, maiores de idade, que fossem livres e filhos de pais atenienses possuía direitos políticos. E para alcançar altos cargos da magistratura (poder executivo), era preciso ser da elite ateniense.
7) O desenvolvimento de Roma proporcionou grandes conquistas, mas também foi marcado por tensões sociais que colocaram em sério risco o regime republicano.
8) Desagregação é o termo que os historiadores utilizam para explicar a queda do Império Romano, que aconteceu em 476 d.C., quando o último imperador romano, Rômulo Augusto, foi destituído por Odoacro, rei do povo germânico hérulo.
A crise do Império Romano iniciou-se a partir do século II-III d.C. Marcaram esse período a crise econômica, a corrupção, os sucessivos golpes e assassinatos realizados contra imperadores e, como elemento final, as invasões
9) A história do exército romano descreve as principais transformações cronológicas da organização e constituição das forças armadas da Roma Antiga, as quais foram qualificadas como "a instituição militar mais efetiva e duradoura conhecida da história"
E pra finalizar 10) Na República Romana e depois no Império Romano, uma província era um território fora da península Itálica que tinha uma organização regular e estava sob administração romana.[1] Nesse sentido, não havia províncias no mundo até os romanos estenderem suas conquistas além da península Itálica
Então foi isso me desculpe pelas respostas ruim fiz isso porque parecia mesmo que você precisava de ajuda, enfim bons estudos!! :D.