Questão 01) A Sociologia é a ciência que se debruça sobre a própria sociedade e suas ramificações. Uma dessas ramificações se apresenta na Sociologia Brasileira, vertente desenvolvida no Brasil a partir da década de 1930. Disserte sobre a Sociologia Brasileira.
Soluções para a tarefa
A sociologia demora a chegar no Brasil porque era restrita a Europa, visto que era uma sociologia eurocêntrica (porque o pai da sociologia Auguste Comte era francês, europeu e burguês e a usava para fins de propaganda a favor do neocolonialismo que rolava na Europa) dessa forma, a lógica Aristotélica ainda era levada em consideração.
A base da sociologia brasileira não é de crítica e nem de enfrentamento/conflito, mas uma que tenta harmonizar e apaziguar os conflitos.
Além disso, escritores que desenvolveram ideias para o período do século 20, onde está a geração de 30, são conhecidos como vanguardas, pois foram os pioneiros no processo dessa lógica de novas concepções do Brasil e do povo brasileiro.
Pode-se destacar escritores como Gilberto Freyre (com a obra "Casa grande e senzala"), Sergio Buarque de Holanda (com a obra "Raízes do Brasil", essencial para entender a concepção sociológica que é o Brasil e como é ser brasileiro, desenvolvendo a ideia da cordialidade) e Caio Prado Junior (que fala sobre a formação do Brasil Contemporâneo, tendo como principais pontos nas suas obras sobre a desigualdade social, socioeconômica e sociocultural).
A década de 30 foi muito importante para o país, porque passa a ter uma sociologia institucionalizada e mais reconhecida, analisando os efeitos da colonização, papel dos negros e dos indígenas e os efeitos das migrações e escravização (daí que surge a ideia de uma sociologia institucionalizada).