Quest.: 4
4.
A respeito da Psicologia Científica e da Psicologia do Senso Comum, é correto afirmar:
A primeira utiliza um método científico, de hipóteses e verificação experimental, mas tende a reduzir o homem ao que pode ser visto e medido/quantificado, negando assim, em certa medida, sua humanidade.
A segunda é um conjunto de ideias, crenças e convicções que cada indivíduo possui, e que lhe foi transmitido culturalmente, a respeito de como as pessoas funcionam, se comportam, pensam e sentem, das reações e relações humanas.
A segunda não é fonte de hipóteses para a primeira, e não carece de fundamentação, servindo de base para decisões que as pessoas tomam em seu cotidiano.
A primeira não procura desenvolver nem sistematizar a segunda. Na verdade, não dá qualquer importância para ela.
A segunda se apropria indevidamente de termos técnicos do vocabulário da primeira, geralmente alterando seus sentidos.
Estão corretas:
1 alternativa
2 alternativas
4 alternativas
5 alternativas
3 alternativas
Soluções para a tarefa
Olá.
Transcrevo as assertivas abaixo, justificando-as adequadamente.
I - A primeira utiliza um método científico, de hipóteses e verificação experimental, mas tende a reduzir o homem ao que pode ser visto e medido/quantificado, negando assim, em certa medida, sua humanidade.
“Correta”. Considerando a Psicologia Científica, que foi proposta no fim do séc. XIX por Wilhelm Wundt, a assertiva está correta – sugiro que consulte seu material de apoio. Essa vertente científica surgiu do interesse de Wundt de colocar a Psicologia como uma ciência positivista, assim, ela precisou de ter como foco os estímulos físicos/biológicos enquanto esses interagiam com o indivíduo. Pensando na abrangência da Psicologia dos tempos atuais como ciência, essa assertiva está incorreta.
II - A segunda é um conjunto de ideias, crenças e convicções que cada indivíduo possui, e que lhe foi transmitido culturalmente, a respeito de como as pessoas funcionam, se comportam, pensam e sentem, das reações e relações humanas.
Correto. Basicamente, esse é o conceito de “Psicologia do Senso Comum”. Todavia, podemos melhorar, pois a “Psicologia do Senso Comum” não necessita de nenhuma previsibilidade nem consistência – que são importante no método científico.
III - A segunda não é fonte de hipóteses para a primeira, e não carece de fundamentação, servindo de base para decisões que as pessoas tomam em seu cotidiano.
Incorreto. Hipóteses não precisam, necessariamente, de serem verdadeiras. Podem ser baseadas sim no senso comum, mas que necessitariam de passar por toda a metodologia científica para que se tornassem válidas como teorias. Apenas a primeira parte está incorreta. Lembre-se que hipóteses podem ser comparadas com pensamentos em sua forma bruta, sem que esses tenham se desenvolvido ou adquirido a possibilidade de demonstrar veracidade.
IV - A primeira não procura desenvolver nem sistematizar a segunda. Na verdade, não dá qualquer importância para ela.
Incorreto. A Psicologia Científica (em um sentido mais amplo) pode sim buscar tornar alguma hipóteses do Senso Comum verdadeira. Algumas ideias da ciência foram e são baseadas no Senso Comum.
V - A segunda se apropria indevidamente de termos técnicos do vocabulário da primeira, geralmente alterando seus sentidos.
Correto. A Psicologia do Senso Comum realmente tem o hábito de pegar para si conceitos científicos e mudar seus significados. Ex. disso é o uso indevido das nomenclaturas “Teoria”, “TDAH”, “Neurose”, “Histeria” e etc.
Podemos afirmar que 3 alternativas estão “corretas”, são elas: I, II, IV.
Qualquer dúvida, deixe nos comentários.
Bons estudos