Quest.: 1 1. Um dos mais notáveis educadores brasileiros com atuação e reconhecimento internacional ficou conhecido, principalmente, pelo seu método de alfabetização de adultos. Caracteriza-se como uma educação "não formal" - a construção de conhecimentos é realizada a partir do diálogo entre professor e aluno. Assinale a alternativa que apresenta o educador em pauta e a pedagogia que defendeu, respectivamente. Silvio Gallo - Pedagogia Libertária Anísio Teixeira - Pedagogia Renovada. Paulo Freire - Pedagogia Libertadora José Carlos Libâneo - Pedagogia Crítico Social dos Conteúdos Willian Kilpatric - Pedagogia de Projetos Quest.: 2 2. Analise as afirmativas sobre a Tendência Crítico-social dos Conteúdos: I) A experiência do professor nos mostra uma estratégia de relação dos conteúdos com a realidade social. Nessa estratégia, os alunos são estimulados a interpretar a sua realidade com base nos conteúdos aprendidos e a criar possibilidades de intervir em seu meio para transformá-lo. II) A tendência Crítico-social dos Conteúdos visa desenvolver sujeitos que se tornem cada vez mais ativos na sociedade a partir da aquisição de conhecimentos e da reflexão sobre os contextos sociais. III) A escola organiza o ensino, articulando-o ao sistema produtivo. Dessa forma, a escola pode formar os alunos, tornando-os competentes para o mercado de trabalho. Marque a opção correta: As afirmativas I, II e III estão corretas Somente as afirmativas I e II estão corretas Apenas a afirmativa III está correta Somente as afirmativas I e III estão corretas Somente as afirmativas II e III estão corretas Quest.: 3 3. O surgimento da educação formal trouxe uma série de preocupações em relação à organização e efetivação do processo de ensino e aprendizagem. Tais preocupações são explicadas a partir do momento histórico, social e político da escola, originando explicações em relação ao processo ensino-aprendizagem. Nesse contexto, alguns autores como Mizukami (MIZUKAMI, M. G. N. Ensino: as abordagens do
Soluções para a tarefa
A sequência correta está em: I, II e III. Na proposta crítico-social o modelo educacional tem um caráter supra-social, ou seja, ele não está ligada a qualquer classe social específica, assim, o projeto educacional dialoga com os conteúdos de forma abrangente, não focando na assimilação direta, já que o educador assume um papel de mediador do conhecimento e o aluno é o pilar para a aprendizagem.
Como a pedagogia deve atuar?
A partir de um projeto curricular que deve incluir desde a educação infantil melhores condições para a formação básica do aluno, além de auxilia-lo na socialização ao longo de todas as fases didáticas.
Mais sobre as tendências pedagógicas:
https://brainly.com.br/tarefa/25003419
#SPJ1
Resposta: Somente as afirmativas I e II estão corretas
Explicação:
A terceira afirmativa "A escola organiza o ensino, articulando-o ao sistema produtivo. Dessa forma, a escola pode formar os alunos, tornando-os competentes para o mercado de trabalho" está incorreta, pois essa concepção envolve os pressupostos da tendência tecnicista.