Português, perguntado por danilovitordasilva6, 3 meses atrás

Quero uma redação de 40 linhas de qualquer coisa

Soluções para a tarefa

Respondido por queenydjeez
0

Resposta:

1]Desde a Primeira Revolução Industrial, ocorrida no século XVIII, o ser humano utiliza combustíveis fósseis em grande quantidade para alimentar as máquinas e veículos. Diante disso, surgiram diversos problemas, principalmente no meio urbano, relacionados à poluição do ar. Algo, que está prejudicando a saúde não só da população, mas também de toda a vida no planeta.

A princípio, é necessário analisar os fatores que causam a poluição do ar. Segundo o site Observatório das Metrópoles, havia 65,7 milhões de automóveis no Brasil em 2019. Somado a isso, tem-se os parques industriais, que lançam enormes quantidades de gases na atmosfera, como monóxido de carbono e dióxido de enxofre, além do grande número de queimadas que acontecem no país.

Em segundo lugar, é importante ressaltar os problemas de saúde causados pela inalação do ar poluído. Habitantes de grandes cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro, possuem alto risco de desenvolverem doenças respiratórias como câncer de pulmão e rinite alérgica, por respirarem gases nocivos ao organismo. Além disso, vale mencionar que as pessoas que trabalham em fábricas são ainda mais prejudicadas, situação que deveria ser tratada com mais importância.

Portanto, fica claro os malefícios causados pelo ar poluído e os seus principais causadores. Cabe ao Governo Federal, incentivar o cidadão brasileiro a comprar veículos elétricos, por meio de negociações com as concessionárias, a exemplo, oferecendo isenções de impostos, e ganhando em troca, uma redução no preço dos automóveis. Dessa forma, as pessoas terão mais acesso à tal meio de transporte, além de estarem contribuindo para o meio ambiente.

2]A despeito de todo progresso científico e humanitário obtido na contemporaneidade, a questão dos cidadãos sem registro civil ainda revela-se um grande entrave a sociedade brasileira, visto que, segundo o IBGE no Brasil esse número chega a 2,9 milhões de pessoas. A partir disso, torna-se necessário pensarmos a respeito da negligência do Estado em proporcionar esse direito básico a seus cidadãos e as consequências dessa problemática.

Diante desse cenário, é oportuno pontuar que o descaso do Estado em garantir o direito do registro de nascimento a todos, é o principal agente do revés. De acordo com o sociólogo Émille Durkheim, a sociedade funciona como um corpo biológico, o qual, para ser coeso e igualitário depende do bom funcionamento das partes que o compõem. De forma análoga, o Governo Federal, ao negligenciar essa parcela da população, corrobora para o truncamento de seu corpo biológico, já que sem esse documento o indivíduo fica incapaz de exercer sua cidadania, assim como de suprir suas necessidades básicas como saúde, educação e trabalho. Portanto, é premente que medidas sejam tomadas para a superação desse enfermo social.

Ademais, uma das principais consequências desse revés são o desrespeito aos direitos humanos e a segregação social. Na série da Disney “Falcão e soldado invernal”, é explicitado ao público as dificuldades vividas pelos apátridas, indivíduos que não possuem vínculo com nenhuma nação, sendo assim, não possuem quem defenda seus direitos básicos e acabam vivendo em uma situação considerada pela OMS como desumana. Fora das telas, essa tem se mostrado a realidade dos indivíduos sem registro civil, visto que, tornam-se invisíveis ao Estado Sendo assim desumanizados e segregados do restante da população.

Em suma, cabe ao Governo Federal - órgão instituído de gerenciar e proteger os interesses de seus cidadãos -, planejar a realização de pesquisas e levantamentos, com o intuito de localizar esses indivíduos e realizar seu registro, ação que será possível através da capacitação de profissionais das áreas sociológica e geográfica que serão instituídos de gerenciar tais pesquisas, com a finalidade de proporcionar a todos os brasileiros a garantia de seus direitos, assim, diminuindo os números relatados pelo IBGE.

Explicação:

pode escolher um dos 2 qual vc preferir

Perguntas interessantes