História, perguntado por eliete34, 1 ano atrás

quem tinha direito ao voto no período da monarquia? quem não tinha?

Soluções para a tarefa

Respondido por MaxsuelSilva1
32
história do parlamentarismo constitucionalportuguês começa com a Constituição de 1822, aprovada na sequência da revoluçãoliberal de 1820. Será interessante, no entanto, referir alguns dos seus antecedentes.A ideia de assembleia parlamentar enquanto órgão de representação nacional– por oposição à concepção de cortes tradicionais, representando as três Ordens do Reino: Clero, Nobreza e Povo – chega a Portugal no início do século XIX, com as invasões francesas. É neste contexto que surge a primeira referência a umas cortes constitucionais na chamadasúplica de Constituiçãode 1808.
Respondido por EduardoPLopes
8

A instituição do voto na Monarquia variava de caso para caso, já que havia diferentes formas de conceber a Monarquia.

Nas Monarquias Absolutistas não havia, a rigor, instituição do voto, de modo que os nobres poderiam solicitar audiências e expor as suas posições ao Rei, mas era ele que tomava todas as decisões.

Já em Monarquias não-absolutistas, como a Monarquia Parlamentarista e a Monarquia Eletiva, votavam, em geral, apenas os proprietários de terras e os grandes comerciantes, enquanto que a maioria da população não votava (no Brasil, por exemplo, havia eleições para o Poder Legislativo, mas poucas pessoas podiam votar)

Hoje temos mesmo uma Monarquia com voto universal - a Monarquia Inglesa -, o que apenas destaca o quão diferentes as monarquias podem ser umas das outras.

Mais sobre o tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/1758854

Anexos:
Perguntas interessantes