História, perguntado por panrxorto2020, 7 meses atrás

quem se beneficiou com esse decreto de 1808?e quem era prejudicado?​


larissasilvamonteiro: Me ajude

Soluções para a tarefa

Respondido por wilop
40

A abertura dos portos foi o fim do Pacto Colonial, ou seja, o fim do exclusivismo português sobre a economia brasileira e a comercialização de produtos europeus.

Dom João VI assinou o tratado de abertura dos portos, estreitando a dependência de Portugal em relação à Inglaterra e deixando essa dependência como herança para o Brasil.

A abertura dos portos trouxe consequências para o processo de independência do Brasil.

Basicamente o Brasil e a  Inglaterra se beneficiaram e o reino português saiu prejudicado.


panrxorto2020: Ta certo msm???
panrxorto2020: ??
wilop: Sim
wilop: Pelo menos meu professor disse que sim
panrxorto2020: ok
panrxorto2020: obrigada
Respondido por EduardoPLopes
20

No contexto da Abertura dos Portos às Nações Amigas, foram beneficiados (de forma geral) os brasileiros e os comerciantes ingleses, e foram prejudicados os comerciantes portugueses.

Isto ocorreu pois, até então, o Brasil era um mercado colonial exclusivo de Portugal, de modo que nós só podíamos vender os nossos produtos a comerciantes portugueses (que pagavam preços baixos por não haver competição) e só podíamos comprar destes mesmo comerciantes (que vendiam os produtos a preços altos, também por não haver competição).

Com o início do comércio com a Inglaterra conseguimos termos melhores para negociar, a Inglaterra conseguiu um novo mercado e Portugal perdeu oportunidades de negócio.

mais sobre o tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/6335124

Anexos:
Perguntas interessantes