Quem são os principais sujeitos da história do Casarão
Soluções para a tarefa
Resposta:
O Casarão Penedo encontra-se no sopé da majestosa Serra da Mantiqueira, com vista para o vale do Paraíba. Neste cenário é possível fazer uma viajem no tempo e imaginar as belas comemorações que aconteceram aqui. Por incrível que pareça, Maria Benedita Gonçalves possuía uma orquestra formadas por negros escravos que aprenderam a ler partituras com professores vindos da Europa. Supõem-se que muitos destes negros desceram para o Rio de Janeiro após a abolição da escravatura e lá deram início as escolas de samba que conhecemos atualmente.
Por volta de 1900 a cafeicultura mudou-se para os Estados de São Paulo e Minas Gerais e o Casarão Penedo torna-se propriedade do Mosteiro de São Bento. Aqui, os Monges Beneditinos faziam os seus retiros espirituais. Este período não está bem documentado mas, podemos ter certeza de que os monges apreciavam a tranquilidade e a beleza natural do Casarão e seus arredores.

O Casamento entre Frans Fagerlund e Ethel Bertell, em 1929 no Casarão
Em 1929, começou uma época completamente nova no Casarão. Um pequeno grupo de imigrantes finlandeses liderado por Toivo Uuskallio, estava a procura de terras para fundar uma colônia utópica onde pudessem plantar, colher e viver uma vida saudável e próxima à natureza. Este grupo apaixonou-se por Penedo e, com um grupo inicial de aproximadamente cem finlandeses adquiriu toda a propriedade e se estabeleceu no Casarão.

Colonos Finlandeses fazendo ginastica na frente do Casarão
Os imigrantes finlandeses possuíam as mais diversas habilidades que iam desde o cultivo da terra às artes. O CasarãoPenedo tornou-se mais uma vez um lugar repleto beleza natural, atividades culturais e muitas festas. Muitos casamentos foram realizados aqui, o primeiro já em 1929. A primeira sauna do Brasil foi construída no fundo do Casarão às margens do Rio das Pedras e as tradições finlandesas começaram a se enraizar em Penedo.