Música, perguntado por nehemiasorando9544, 1 ano atrás

QUEM SAO AS PESSOAS HOMENAGEADAS NA MUSICA O BEBADO E A EQUILIBRISTA

Soluções para a tarefa

Respondido por BangtanBoys2013
2


A música ''O bêbado e a Equilibrista'' foi gravada na época da ditadura militar. 

Ao fim da década de 1970 a ditadura militar sofria grandes reveses, a pressão para a abertura democrática vinha de todos os lados, mas o regime se mantia duro e firme. As incertezas eram imensas e quem ousava levantar a voz contra o regime corria o risco de pagar, até com a própria vida, pelo ato.
 
O bêbado é a classe artística, representada por  a equilibrista representa aquele fio de esperança que estava surgindo, a democracia. Aldir Blanc representou algo tão tênue e incerto quanto a nossa abertura politica, na figura de uma equilibrista.  

Desta forma, a classe artística e a esperança de democracia tinham que se equilibrar em suas ''cordas-bambas'' para poderem atingir seus objetivos. 

 No verso ''E um bêbado trajando luto me lembrou Carlitos'' o traje de luto simboliza o estado na qual a classe artística encontrava-se na época, pela falta de liberdade de expressão.  

Invariavelmente todo fim de tarde sugere melancolia e tristeza, uma vez que estamos saindo da claridade do dia para a escuridão da noite. Blanc utilizou esta imagem para representar a situação na qual viva o Brasil. Alem de quê, sabem-se que as sessões de torturas eram realizadas nos porões durante a noite. 

Dentro do texto, o protesto contra as torturas que ocorriam na calada da noite, fica evidente. Para saudar essa noite no Brasil, só se justificava se fosse na alegria etílica de um bêbado. Somente em um estado de loucura poderia se reverenciar aquela realidade. 

O texto fala também dos exilados, como foi o caso do sociólogo Betinho, e relembra as mortes do jornalista Vladimir Herzog e do metalúrgico Manuel Fiel Filho ao citar o nome de suas esposas, Maria e Clarisse.   

Anexos:
Respondido por lala4523
0
Elis Regina . Estou estudando a mesma coisa
Perguntas interessantes