História, perguntado por Usuário anônimo, 1 ano atrás

Quem permitiu a divisão do mundo, entre Portugal e Espanha? (Preciso disso, para um resumo).

Soluções para a tarefa

Respondido por mayara121635
1
A luta pela hegemonia do comércio marítimo e pelo controle das colônias do novo mundo, gerou uma tensão contínua entre Portugal e Espanha. Para resolver o conflito iminente entre as duas potências, sua santidade o Papa Alexandre II foi obrigado a arbitrar um acordo entre as duas nações. Em 1492 é assinado o tratado de Tordesilhas que definia os territórios pertencentes a ambas as nações. A Portugal, couberam os territórios africanos, enquanto as terras do novo mundo ficaram com a Espanha. D. João II, rei de Portugal, não aceitou essa divisão e em 1494 foi assinado um novo acordo que permitiu Portugal se apossar de uma faixa extensa do novo mundo (que hoje constitui o Brasil). 

Usuário anônimo: Então, quem permitiu foi D.JoãoII?
mayara121635: Sim.
mayara121635: No ano de 1493, o papa então anunciou a assinatura da Bula Inter Coetera, que fixava uma linha imaginária a 100 léguas da Ilha de Açores. No entanto, no ano seguinte, o rei português Dom João II exigiu a revisão desse primeiro acordo, que não satisfazia os interesses lusitanos.
mayara121635: Segundo alguns historiadores, essa mudança de ideia era um forte indício de que os portugueses tinham conhecimento de outras terras localizadas na porção sul do novo continente descoberto pelos espanhóis. Séculos mais tarde, documentos explicariam essa “repentina” mudança de ideia dos lusitanos.
Usuário anônimo: Obrigado!
mayara121635: Magine!!!
Perguntas interessantes