Lógica, perguntado por ransomwarecoder123, 6 meses atrás

Quem inventou o primeiro motor de indução magnética utilizando uma rede elétrica?
E quem descobriu a primeira lâmpada?
E o rádio?
E o Wifi?

Soluções para a tarefa

Respondido por mreficco85
2

1.Levou quase três séculos entre os primeiros estudos, pesquisas e invenções até o surgimento dos motores elétricos, propriamente, em 1886. A descoberta é atribuída ao cientista alemão Werner Siemens, inventor do primeiro gerador de corrente contínua auto induzido.

Voltando no tempo…

Em 1600 o cientista inglês William Gilbert publicou uma obra descrevendo a força de atração magnética. A primeira máquina eletrostática foi construída em 1663, pelo alemão Otto Guericke, e aperfeiçoada em 1774 pelo suíço Martin Planta.

Já o professor de Medicina italiano Aloiso Galvani notou, em 1786, que ao tocar com o bisturi em coxas de rãs que estavam penduradas numa grade de ferro, estas apresentavam uma contração, a qual chamou “eletricidade animal”. Outro italiano, Alessandro Volta, descobriu que entre dois metais diferentes, imersos em líquido condutor, surgia uma tensão elétrica.

Em 1799 ele desenvolveu uma fonte de energia que chamou de “coluna de Volta”, que podia fornecer corrente elétrica. O físico dinamarquês Hans Christian Oersted, em 1820, verificou por acaso que a agulha magnética de uma bússola era desviada de sua posição norte-sul quando passava perto de um condutor no qual circulava corrente elétrica. Essa observação foi o primeiro passo em direção ao desenvolvimento do motor elétrico.

2.Nikola Tesla, o mesmo homem que possui desde uma unidade de medida para medir a densidade do fluxo magnético, uma cratera na lua, um asteroide, o maior prêmio de engenharia elétrica do mundo até um aeroporto, uma banda de heavy metal com o seu nome, um dia só seu (10 de julho, em diversos países), além de ser personagem do filme O Grande Truque e nomear a marca que promete um futuro verde ao mundo.

Mais de 300 patentes em quase 30 países (inclusive 2 aqui no Brasil), mas então porque ele não é reverenciado como um gênio? Tretas como as de Thomas Edison que você confere a partir de agora.

3.Quem inventou o rádio"

A maioria dos autores afirma que o italiano Guglielmo Marconi (1874-1937) foi o inventor do primeiro sistema para telégrafos sem fios. Sua transmissão foi realizada no Canal da Mancha em 1899. Mais ou menos na mesma época o austríaco, naturalizado norteamericano, Nikola Telsa (1856-1943) também realizava seus estudos. Telsa fez a patente de seus estudos e, em 1943, a Suprema Corte Norteamericana considerou-o inventor do rádio.

Patente de Landell

Mas, assim como na história da aviação, havia um brasileiro envolvido nesta história: o padre Roberto Landell de Moura (1861-1928). Por volta de 1900, ao mesmo tempo em que Marconi e Telsa desenvolviam seus estudos, no outro hemisfério, Landell desenvolvia o sistema para transmissão da voz humana sem a utilização de fios. Ou seja: o rádio. Tal feito, só foi reproduzido por Marconi em 1914.

Nos manuscritos de Landell ainda encontramos a “telephotorama”, o protótipo da televisão e também o do controle remoto. Mas a vida de Landell não foi fácil. Ele foi taxado de herege, impostor, feiticeiro, louco, bruxo e teve seu laboratório destruído por vândalos. Não contou com apoio governamental para o desenvolvimento de seus estudos.

Nosso país se especializou em commodities, mas commodities não possuem valor agregado. É importante ampliarmos os subsídios para o desenvolvimento das inovações tecnológicas e científicas em nosso país. Precisamos conscientizar a população da importância deste desenvolvimento para que ela não considere desperdício este tipo de investimento. Vamos além disto: é necessário prepararmos toda a população para a inovação. Caso contrário, o gap tecnológico em relação às nações desenvolvidas só irá ampliar, diminuindo nossa competitividade e aumentando nossa dependência pelos produtos japoneses, americanos e chineses.

Grande valor tem a retórica: a história por vezes se repete.

E para você" Quem inventou o rádio"

(Leandro Neves é Coordenador-Geral de Inovação Tecnológica da Universidade Estadual de Goiás. Seu e-mail é [email protected])

4.Hedy Lamarr, uma atriz e inventora austríaca naturalizada americana inventou, como numa brincadeira, a base para a comunicação WiFi.

Tudo começou na década de 30, durante a Segunda Guerra, quando Hedy e um amigo também inventor, George Antheil, criaram um aparelho de interferência de rádio que serviria para despistar radares nazistas. Logo depois, o equipamento foi patenteado em 1940 e batizado de “Hedwig Eva Maria Kiesler”.

espero ter ajudado

bons estudos

bjs tchau.......


mreficco85: obrigado.
mreficco85: e vdd, eu concordo com vc moço. mais eu tirei essa resposta do meu estudo.
Perguntas interessantes