Geografia, perguntado por jesieltorquato123, 10 meses atrás

Quem fundou Pontes e Lacerda?

Soluções para a tarefa

Respondido por raiissasillva7
2

Resposta:

A Lei Estadual nº 3.813, de 06 de dezembro de 1976, sancionada pelo Governador Garcia Neto, criou o distrito de Pontes e Lacerda no município de Vila Bela da Santíssima Trindade. O município, com o nome de Pontes e Lacerda, foi criado em 29 de dezembro de 1979, através da Lei Estadual nº 4.167.

Explicação:

Respondido por hostgamesus
2

História de Pontes e Lacerda

A história de Pontes e Lacerda remonta aos anos de 1784.  A denominação Pontes e Lacerda é uma homenagem aos astrônomos e cartógrafos Antônio Pires da SilvaPontes Leme (mineiro) e Francisco José de Lacerda e Almeida (paulista) que passaram pela região em 1784, com a missão de elaborar a primeira carta geográfica dos rios da região. Partindo de Vila Bela da Santíssima Trindade, descreveram os rios das bacias Amazônica e do Prata. Ambos eram diplomados pela Universidade de Coimbra, Portugal.

  Em 1786, Antônio Pires da Silva Pontes Leme, auxiliado por mais dois engenheiros, passou a explorar o rio Paraguai e todos os afluentes que nele deságuam pela parte ocidental até a região da baía Negra no estado de Mato Grosso do Sul. Fez seu retorno até Cuiabá navegando pelos rios São Lourenço e Cuiabá. Francisco José de Lacerda e Almeida fez o reconhecimento dos rios Taquari, Coxim, Camapuã, Sanguessuga, Pardo, Paraná e Tietê. Navegando por esses rios, chegou a São Paulo no dia 10 de janeiro de 1789. Em 1790 retornou a Portugal. Em seguida passou a ser sócio da Academia das Ciências. No ano seguinte foi nomeado lente de Matemática da Academia Real de Marinha.

   Em 1797, escolhido, para o cargo de governador dos Rios de Sena, embarcou com destino a Moçambique em abril do mesmo ano, levando o arriscado encargo de efetuar a travessia da África, de Moçambique ao litoral de Angola. Em 30 de abril de 1798 partiu de Tete (Moçambique) com sua expedição, constituída por péssimos elementos, vendo obstáculos, perigos e privações sem conta, conseguiu alcançar as terras do Cazembe, nas margens do lago Mweru (África Central). Aí adoeceu gravemente, vindo a falecer no dia 17 de outubro de 1798. A pequena expedição, privada do seu prestigioso chefe, regressou a Tete sob a direção de Francisco João PINTO

Perguntas interessantes