Química, perguntado por thecrew4, 7 meses atrás

Quem foram Leucipo e Democrito e o que criaram?

2. Em que esses filósofos acreditavam?

3. As ideias de Lausios Democrito se chocaram

com as idelas de Aristóteles, por que?

4. O que John Dalton elaborou e o que tinha como base?

5. O que Dalton propos?

6. Como Dalton denominava os átomos?

7. O que ocorre durante uma transformação quimica, com os átomos?

8. O que ocorreu no sec. XIX?

3. O que a ampola de Crooques, desenvolvida por Willian Crookes, permitiu observar? 10. O que Thomson conseguiu determinar e perceber?

11. De que o raio catódico era formado?

12. A descoberta dos elétrons de carga negativa levou Thomson a propor um novo modelo de átomo. Qual foi esse

Soluções para a tarefa

Respondido por magrelopequena27
2

Resposta:

1-R= Demócrito e Leucipo foram dois filósofos pré-socráticos pluralistas da Escola de Abdera. Ambos são conhecidos por terem formulado a primeira teoria atomista. Os filósofos pré-socráticos ficaram conhecidos por procurarem a possível origem racional de todo o Universo e da natureza. ...

2-R=Para além de seu bom humor, o pensador é conhecido por ter estabelecido, junto ao seu mestre Leucipo, a primeira ideia de átomo, o que deu impulso aos estudos antigos de Química.

Para além de seu bom humor, o pensador é conhecido por ter estabelecido, junto ao seu mestre Leucipo, a primeira ideia de átomo, o que deu impulso aos estudos antigos de Química.Leucipo e Demócrito são os últimos pré-socráticos. A sua filosofia, assim como a filosofia desenvolvida pelos demais pluralistas, visava a resolver a querela deixada por Parmênides (defensor do imobilismo) e Heráclito (defensor do fluxo perpétuo da natureza).

3-R=Para Leucipo, existiam seres invisíveis por serem microscópicos, indivisíveis e conhecidos apenas pelo raciocínio. Esses seres eram, na verdade, os verdadeiros elementos que formavam tudo o que existe por meio da agregação. Demócrito, que estudou com Leucipo na Escola de Abdera, foi o responsável por nomear e dar maiores detalhes à proposta de seu mestre. Segundo Demócrito, a palavra que melhor definia a teoria de Leucipo era átomo, que significa, a rigor, indivisível.

Para os antigos, o átomo seria a menor partícula possível e, segundo Demócrito, o agregado de átomos formaria tudo o que existe. Para o pensador atomista, os átomos juntavam-se por afinidade. Nesse sentido, objetos de uma determinada cor eram formados por átomos daquela cor, ou objetos com um determinado formato seriam formados por átomos com aquele formato.

4-R=Dalton concluiu que toda a matéria, não apenas gases, deve se consistir de diminutas partículas. Reviveu, assim, a antiga teoria atômica e elaborou a primeira tabela de pesos atômicos, anunciando seus resultados em 1803.

5-R=Dalton baseou sua teoria na lei da conservação das massas e na lei das proporções constantes. A primeira parte de sua teoria afirma que toda a matéria é feita de átomos, que são indivisíveis. A segunda parte da teoria diz que todos os átomos de um determinado elemento são idênticos em massa e propriedades.

6-R=A teoria atômica de Dalton foi baseada em experimentos, mas nenhum desses experimentos conseguiu revelar o átomo claramente. Por isso, Dalton denominava o átomo como a menor parte da matéria.

7-R=Uma transformação química ocorre quando as substâncias iniciais se rompem e os átomos presentes se rearranjam e formam novas substâncias.

8-R=O modelo atômico de Dalton foi um experimento proposto em meados do século XIX, com o intuito de abordar o comportamento da constituição da matéria e do átomo. Antes de John Dalton já havia ideias preliminares sobre a unidade básica da matéria, entretanto, foi a partir deste químico que surgiram os primeiros indícios de que esta partícula é fundamental, indivisível e indestrutível.

9-R= A ampola de Crookes é um experimento desenhado por William Crookes que permitiu observar a existência de elétrons presente nos gases. O fato de não importar o gás presente dentro da ampola, demonstrava que todos possuíam o mesmo tipo de partícula.

10-R= Os experimentos de J.J. Thomson com tubos de raios catódicos mostrou que todos os átomos contêm partículas subatômicas minúsculas de carga negativa, ou elétrons. O modelo atômico do pudim de passas de Thomson tinha elétrons carregados negativamente inseridos dentro de uma "sopa" carregada positivamente.

11-R= Raios catódicos são feixes de elétrons produzidos quando uma diferença de potencial elevada é estabelecida entre dois eletrodos localizados no interior de um recipiente fechado contendo gás rarefeito.

12-R= O experimento de J.J. Thomson sugeria que os elétrons situavam-se numa parte do átomo que apresentava carga positiva. Desse modo, o átomo de Thomson teria o aspecto de ameixas em um pudim. Por esse motivo, o seu modelo, que surgiu por volta de 1898, ficou conhecido como o “modelo pudim de ameixa” ou “pudim com passas”.

Espero Ter Te Ajudado....

Perguntas interessantes