quem foi Sargão primeiro e qual sua importância para os acádios?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Sargão da Acádia, também conhecido como Sargão, o Grande foi um rei acádio célebre por sua conquista das cidades-estado sumérias nos séculos XXIV e XXIII
Explicação:
Sargão (do acádio Sharrum-kin: "rei legítimo" ou "rei verdadeiro") teria sido um líder militar incomparável, além de enérgico administrador, responsável por sucessivas conquistas na região que hoje se estende do sul do Iraque até o norte da Síria, incluindo o Líbano e, também, o sul da Turquia.
Seu império tornou-se um modelo para os governantes que o sucederam, incluindo seu neto, Naram-Sim, que estendeu ao máximo os limites do reino, vencendo uma sublevação de mais de vinte reis mesopotâmicos, além de deificar a si mesmo.
Sargão teria começado sua carreira como um dignitário do rei de Kish, de quem usurpou o trono. Provavelmente, sua legitimidade não deveria ser reconhecida, pois ele transferiu a capital para uma nova cidade, Ágade, que não se identificava com a monarquia anterior. Era o princípio do reino da Acádia. Ágade foi capital do império por 150 anos.
Os relatos épicos que os arqueólogos descobriram aproximam a vida de Sargão à de Moisés: era filho de uma sacerdotisa e, quando recém-nascido, foi colocado numa cesta de vime e enviado rio abaixo, tendo sido criado sob a proteção da deusa Ishtar.