História, perguntado por ravillashawanda, 8 meses atrás

quem foi dom Pedro 2 ​

Soluções para a tarefa

Respondido por andradegabriele97
1

Resposta: Dom Pedro II, batizado como Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula Leocádio  Miguel Gabriel Rafael Gonzaga, nasceu no Rio de Janeiro, no dia 2 de janeiro de 1825. Ele fazia parte da família real brasileira e, portanto, era filho de d. Pedro I e de d. Maria Leopoldina.

Explicação: espero ter ajudado

Respondido por njksgixfbknfb
0

Resposta:

Dom Pedro II foi imperador do Brasil entre 1840 e 1889

Explicação:

um pouquinho da vida dele

Dom Pedro II, batizado como Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula Leocádio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga, nasceu no Rio de Janeiro, no dia 2 de janeiro de 1825. Ele fazia parte da família real brasileira e, portanto, era filho de d. Pedro I e de d. Maria Leopoldina.

Seu pai foi imperador do Brasil entre 1822 e 1831, e sua mãe foi imperatriz entre 1822 e 1826. Pedro de Alcântara cresceu sem a companhia dos pais, uma vez que sua mãe faleceu em 1826 e seu pai foi embora do Brasil em 1831, falecendo na Europa em 1834. O jovem Pedro, no entanto, foi criado com o maior cuidado possível, pois ele era o herdeiro do trono brasileiro.

Pedro de Alcântara foi o filho mais novo do casal real, mas ele tinha a prioridade na sucessão do trono porque os seus dois irmãos mais velhos haviam morrido ainda crianças. Suas irmãs tinham o direito de assumir o trono, mas a Constituição de 1824 determinava que mulheres fariam isso somente se não houvesse nenhum homem herdeiro.

A educação do jovem Pedro foi muito boa, e ele dedicava muitas horas do seu dia aos estudos. Sua formação, ainda, pautou-se na moralidade, e o objetivo disso era evitar que ele repetisse os exemplos de seu pai, d. Pedro I. Os casos extraconjugais de d. Pedro I foram um grande escândalo no Primeiro Reinado e abalaram a imagem da monarquia brasileira.

A formação de Pedro de Alcântara aconteceu durante o Período Regencial, no qual o Brasil era governado por regentes. Essa estrutura se manteria até que o herdeiro alcançasse a maioridade, o que aconteceria no final de 1843. O Período Regencial foi de grande instabilidade social e política na história da monarquia.

Durante o Período Regencial, o Brasil viveu uma primeira experiência de governo descentralizado, e essa descentralização, somada às disputas políticas locais e aos problemas sociais e econômicos, levou a uma série de rebeliões nas províncias, que colocaram em risco a integridade territorial do Brasil.

As disputas políticas entre liberais e conservadores também foram um grande problema para o Brasil durante as regências. Essa disputa, inclusive, levou os liberais a levarem para o Senado a proposta de antecipar-se a maioridade de Pedro de Alcântara para que ele pudesse ser coroado imperador antes do previsto.

A possibilidade de antecipar-se a maioridade do herdeiro do trono ganhou força, o próprio aceitou-a, e, em 23 de julho de 1840, sua maioridade foi antecipada. Esse evento ficou conhecido como Golpe da Maioridade, e, na ocasião, Pedro de Alcântara tinha apenas 14 anos de idade. Sua coroação aconteceu no dia 18 de julho de 1841, ocasião que o transformou oficialmente em d. Pedro II. Para saber mais sobre um dos eventos de abertura do Segundo Reinado

Um ponto marcante no governo de d. Pedro II foi a Guerra do Paraguai, conflito que se estendeu de 1864 a 1870, marcando o fim do auge do seu reinado e o início da sua decadência. A partir daí, a monarquia brasileira passou a ser questionada, o republicanismo começou a ganhar força, e a imagem de d. Pedro II iniciou seu desgaste.

No dia 15 de novembro de 1889, o golpe foi iniciado pela ação do marechal Deodoro da Fonseca. No decorrer desse dia, a república foi proclamada por José do Patrocínio. D. Pedro II e a família real estavam em Petrópolis, e o imperador tinha confiança de que resolveria a situação assim que chegasse ao Rio de Janeiro.

Contudo, em 16 de novembro, ele recebeu o informe de que sua família deveria abandonar o Brasil em até 24 horas. Na madrugada do dia 17 de novembro, d. Pedro II e sua família embarcaram em direção a Portugal. D. Pedro II nunca mais retornou ao Brasil, e faleceu de pneumonia, na França, em 5 de dezembro de 1891.

basicamente foi isso se estiver meio confuso e você queira outras informações sobre vida e morte dele é só avisar

Perguntas interessantes