Quem foi Charles Darwin e como ele explica o processo evolutivo?
Soluções para a tarefa
Charles Darwin foi um Inglês naturalista , geólogo e biólogo , mais conhecido por suas contribuições para a ciência da evolução . Sua proposição de que todas as espécies de vida descenderam ao longo do tempo a partir de ancestrais comuns é agora amplamente aceita e considerada um conceito fundamental na ciência.
Em 1831, Darwin iniciou uma viagem de cinco anos ao redor do mundo e, durante essa viagem, desenvolveu a hipótese de que a diversidade de organismos existentes na natureza seria resultado de um longo processo evolutivo, o qual seria conduzido, principalmente, por um mecanismo que chamou de seleção natural. Darwin começou a escrever uma versão detalhada de sua teoria em 1850 e passou anos trabalhando nela. Em 1858, foi surpreendido por uma carta de Wallace acompanhada de um manuscrito que continha ideias muito similares às suas. Neste mesmo ano, Darwin e Wallace fizeram uma publicação conjunta de seus artigos no Journal of the Linnean Society of London. No ano seguinte Darwin publicou a primeira edição do seu livro A Origem das Espécies, no qual trabalhou a ideia de descendência com modificação por meio de seleção natural.
Ambos naturalistas chegaram às mesmas ideias independentemente e influenciados por uma obra do economista Thomas Malthus sobre populações humanas. Basicamente, Malthus defendia que as populações não crescem indefinidamente por conta de fatores que impõem limites ao seu crescimento, como escassez de recursos, doenças, guerras e outras catástrofes. Darwin e Wallace entenderam que esse princípio também era aplicável a outras espécies. O crescimento populacional acentua a competição por recursos e quem sobrevive a essa disputa acaba ampliando suas chances de reproduzir e deixa mais descendentes – eis a seleção natural. Considerando que os ancestrais são diferentes entre si e suas características são herdáveis, ao longo do tempo a população irá mudar e a evolução irá ocorrer.
Para que a seleção natural ocorra, são necessárias quatro condições básicas:
1) Reprodução: os organismos devem se reproduzir para formar novas gerações;
2) Variabilidade: deve haver diferenças entre os indivíduos da população;
3) Hereditariedade: os descendentes devem herdar características dos seus progenitores.
4) Variação na aptidão: alguns indivíduos devem ter maior probabilidade de se reproduzir (aptidão) que outros.