Resumo da biografia de Tom Jobim
Soluções para a tarefa
Nascido na Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro, no dia 25 de janeiro de 1927, Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim foi criado em Ipanema, com sua família. A ausência de seu pai, o diplomata Jorge de Oliveira Jobim, durante sua infância e adolescência, contribuíram para que Tom desenvolvesse uma relação profunda com a tristeza e o romantismo melódico, características marcantes de suas músicas no futuro.
Aos 14 anos, começou seus estudos de piano, momento no qual descobriu sua verdadeira vocação profissional. No ano de 1956, aos 29 anos, foi apresentado ao maior parceiro de toda sua carreira, o poeta e diplomata Vinícius de Moraes.
A parceria com Vinícius mudou a vida de Tom e até mesmo os rumos da música em todo o mundo. Juntos, escreveram uma das canções mais conhecidas de todos os tempos: “Garota de Ipanema”.
Entre suas parcerias musicais, podemos ainda destacar nomes como Newton de Oliveira, Chico Buarque, Paulo César Pinheiro e Edu Lobo. Exímio escritor e compositor, as canções de Tom Jobim foram, ainda, consagradas por vozes como as de Elizete Cardoso, João Gilberto, Elis Regina, Gal Costa, Miúcha e Paulo Caymmi.
Além desses grandes nomes brasileiros, vários artistas internacionais também interpretaram as canções de Tom Jobim, como Astrud Gilberto, Frank Sinatra e Ella Fitzgerald. A obra de Tom Jobim é referência mundial para milhares de músicas ainda nos dias de hoje.
Vida pessoal
Tom Jobim casou-se no ano de 1949, com Thereza de Otero Hermanny, tendo dois filhos frutos dessa união. No ano de 1976, Tom conheceu Ana Beatriz Lontra, fotógrafa que, na época, estava com 19 anos, mesma idade de sua filha Elizabeth.
Dez anos depois, Tom e Ana Beatriz se casaram, gerando também dois filhos frutos dessa união. Adepto da boemia, Tom era frequentemente visto com seu charuto nos cafés do Leblon.
Faleceu em Nova York, nos Estados Unidos, decorrente de complicações cirúrgicas, no dia 8 de dezembro de 1994.