Quem foi Antônio Francisco da Costa Lisboa? Qual é a sua importância para a história da arte brasileira?
Soluções para a tarefa
Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho, (Ouro Preto, ca. 29 de agosto de 1730 ou, mais provavelmente, 1738 — Ouro Preto, 18 de novembro de 1814) foi um importante escultor, entalhador e arquiteto do Brasil colonial.
Ele era importante porque mesmo com sua condição conseguia construir obras belíssimas e bem refinadas.
Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, nasceu em Vila Rica, hoje Outro Preto MG, por volta de 1730. Era filho natural de um mestre-de-obras português, Manuel Francisco Lisboa, um dos primeiros a atuar como arquiteto em Minas Gerais, e de uma escrava africana ou mestiça que se chamava Isabel.
O apelido que o celebrizou veio de enfermidade que contraiu por volta de 1777, que foi aos poucos deformando e cuja exata natureza é objeto de controvérsias. Uns apontam como sífilis, outros como lepra, outros ainda como tromboangeíte obliterante ou ulceração gangrenosa das mãos e dos pés. De concreto se sabe que ao perder os dedos dos pés ele passou a andar de joelhos, protegendo-os com dispositivos de couro, ou a se fazer carregar. Ao perder os dedos das mãos, passou a esculpir com o cinzel e o martelo amarrados aos punhos pelos ajudantes.
Morreu em 18 de novembro de 1814.