Quem estava no topo da sociedade da América espanhola? os mestiços, que, por serem filhos de espanhóis, podiam estar à frente dos cargos político-administrativos. os chapetones, que ocupavam altos postos militares e civis. os curacas, donos de grande quantidade de terra, que administravam os cabildos. os calpulletes, que ocupavam altos cargos administrativos dos chamados ayuntamientos. os criollos, grandes proprietários e comerciantes que, por constituírem a elite colonial, participavam das câmaras municipais.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Nas colônias da América Espanhola, o nascimento era um meio de distinção entre a sociedade colonial e os chapetones era nascidos na Espanha, por isso adquiriam direito a ocupar cargos políticos de burocracia, como o controle de embarcações e das políticas fiscais, reportando-se à Coroa Espanhola.
Enquanto os criolos, que eram filhos de espanhois nascidos na América assumiam posições mais modestas, eram proprietários de terras, ou dedicavam-se ao comércio e a exploração do trabalho escravo mas não poderiam ocupar os cargos políticos.
Os mestiços eram filhos de indígenas com europeus, ficando limitados a ocupar trabalhos braçais e militares.
Na base da sociedade situavam-se alguns escravos negros
e uma maioria indígena, cuja força de trabalho era explorada.