História, perguntado por nathalia1305, 1 ano atrás

Quem eram os Criollos e os Chapetones

Soluções para a tarefa

Respondido por carlamst
760
Olá

Esses termos são referentes à organização da sociedade das colônias da Espanha.

Chapetones eram os colonos que haviam nascido na Espanha, mas moravam, na verdade, na América. Recebiam privilégios e podiam ocupar cargos militares, cargos administrativos e religiosos. Possuíam terras, minas e também fazendas.

Já os Criollos eram os filhos de dois "brancos", ou seja, dois espanhóis, que possuíam, por isso, uma situação econômica boa e podiam também ser donos de terras e comerciantes, a diferença entre eles e os pais era que, por não terem nascido na Espanha, sua vida política não era tão ativa, gozava de menos privilégios.

Boa tarde! :)
Respondido por ferretti
152

Criollos

Era a denominação dada aos indivíduos de pele branca nascidos na América, mas com ascendência espanhola. Geralmente caracterizavam-se por suas amplas propriedades, terras e fama, mas não tinham o poder político e os privilégios reservados à classe dos Chapetones.  

Chapetones

Indivíduos nascidos na Espanha que se deslocavam até a América em posições de poder e de decisão. Aos poucos começaram a receber o desgosto por parte dos Criollos, que ansiavam por posições semelhantes.  

Em anexo, uma família de Criollos.

Mais sobre a história do México: https://brainly.com.br/tarefa/19360206

Anexos:
Perguntas interessantes